CURVA DE AQUECIMENTO
Monografias: CURVA DE AQUECIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tulhonet • 26/4/2014 • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 532 Visualizações
1. Introdução
Um corpo é constituído de partículas que estão em constante movimento e a energia associada a este movimento poderá variar dependendo entre os fatores da sua temperatura. Se dois corpos com diferentes temperaturas são colocados juntos e isolados termicamente, após algum tempo verificaremos que eles estarão em equilíbrio térmico e poderemos afirmar que o corpo inicialmente mais quente perdeu energia para o mais frio, portanto, ocorrera transferência de energia entre os corpos até que ambos apresentassem mesma temperatura.
A transferência de energia entre os corpos recebe o nome de calor, que é uma forma de energia em trânsito, sendo determinada pela diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor indica a energia que está se transferindo e não a energia que o corpo possui. É o Joule (J) a unidade de quantidade de calor (Q) no sistema internacional, é utilizada também a caloria, em relação à unidade anterior é: 1 cal = 4.1868 J.
2. Objetivo
Medir a quantidade de calor fornecida a uma determinada massa de água, dada à variação de temperatura da mesma em um intervalo de tempo.
3. Materiais utilizados
Becker
Termômetro
Cronômetro
Ebulidor (resistência para a fonte de calor)
4. Descrição da Experiência
Experiência realizada em sala de aula no dia 11 outubro de 2011, ministrada e executada pelo professor Ilomar, onde os alunos coletaram os dados obtidos na leitura da temperatura no termômetro para calcular a quantidade de calor fornecido, levantar a curva de aquecimento da água e os demais objetivos da experiência.
Foi utilizado um becker preenchido com 600 ml de água e com a imersão de um ebulidor e um termômetro. A experiência iniciou-se com água a temperatura ambiente de 24°C. Após o professor ligar o ebulidor na rede elétrica um integrante de cada grupo com intervalos de um minuto fazia a leitura da temperatura da água no termômetro e anotava os dados. A água fora aquecida por 07 minutos e alcançou a temperatura de 97°C e o ebulidor fora desligado. Após o desligamento do ebulidor as leituras da temperatura continuaram por mais 9 minutos. Concluiu-se a experiência no dia 13 de outubro com a leitura de 540 ml do volume final da água.
5. Volume (massa) da água
Iniciamos a experiência com o volume da água em 600 ml. Após o experimento e o equilíbrio da temperatura da água com o meio ambiente o volume final ficou em 540 ml.
6. Massa de Água Evaporada
Ao final do experimento o becker foi levado ao almoxarife da Faculdade para finalização da experiência, onde a temperatura da água entraria em equilíbrio com a temperatura do meio ambiente e desta forma não haveria evaporação e com isso poderíamos ler o volume da água e calcular a massa evaporada, que fora de 60 g.
MEV = Massa evaporada
MF = Massa final da água
MI = Massa inicial da água
M_EV = |M_F-M_I | □(⇒┬ ) (01)
|540-600| □(⇒┬ ) MEV = 60 g
7. Curva de aquecimento da água
A quantidade de energia recebida ou transferida de um sistema atua diretamente nas características de um estado físico podendo alterá-lo e provoca mudanças no estado de agregação das moléculas, levando o sistema a evoluir para outro estado físico.
Pode-se verificar no experimento realizado, que na passagem do estado liquido para o gasoso, foi necessário fornecer energia ao sistema, pois neste caso o sistema evoluiu para um estado de maior energia interna. Deduzimos então que para a transformação inversa do estado gasoso para o liquido é necessário retirar energia do sistema.
8. Quantidade de calor fornecido até o aquecedor ser desligado
Q1 = quantidade de calor fornecido
M = massa da substância (água)
Δt = variação da temperatura
c = coeficiente do calor especifico (água)
Q1 = m.c.Δt (02)
∴
Q1 = 600.1.(97-24) = 43.800 cal
9. Quantidade de calor fornecido durante a evaporação da massa da água.
Q2 = quantidade de calor fornecida
Mev = massa evaporada
L = calor latente de vaporização
Q2 = mev.L (03)
Q2 = 0,06.2,26x106
Q2
...