Cacau Show
Ensaios: Cacau Show. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Admeri • 5/9/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 557 Visualizações
Histórico da empresa
A empresa nasceu quando o fundador, Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de família humilde, filho de pai tecelão e mãe vendedora de produtos de beleza em domicílio, começaram a revender chocolates de uma indústria. Na primeira Páscoa, em 1988, ele vendeu, além de outros produtos, dois mil ovos de 50g. Porém, quando chegou à fábrica, ele descobriu que cometera um enorme engano, por não conhecer o suficiente a linha de produtos da empresa que, na verdade, não fabricava ovos de 50g e não teria condições de fabricá-los antes do domingo de Páscoa para honrar as vendas efetuadas. Frente a isso, preocupado em honrar a encomenda e em não perder o pedido, o estudante, então com 17 anos, comprou a matéria prima necessária e procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros e que veio a ser a primeira funcionária da CACAU SHOW. Comprou formas, embalagens e quantidades suficientes do produto em barras para derreter e em seguida transformá-lo em ovos de Páscoa. Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho devido ao prazo de entrega apertado, foi possível honrar todas as encomendas. Essa operação gerou um lucro líquido de aproximadamente US$ 500. Depois da experiência, Alexandre percebeu que havia um mercado muito pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. Com esse capital inicial, a empresa iniciou suas atividades no mês de outubro de 1988 no bairro da Casa Verde, em São Paulo. A primeira loja só veio em 2001, construída em um pequeno espaço de 40 metros quadrados, na cidade de Piracicaba, no interior paulista. Pouco depois, ainda neste ano, a empresa implantou o sistema de franquia. Era o que faltava para dar consistência à empresa. Em meados deste ano a CACAU SHOW se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo, ao ultrapassar em número de lojas a americana Rocky Mountain.
Tempo de mercado
26 anos de mercado
Porte
Grande, pois possuem mais de 500 empregados.
Setor de atividades
Atua no setor de alimentação, bens e consumo.
Principais produtos
Tabletes recheados, bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite, chocolates com graduações de cacau de 28% a 80%, chocolate sem lactose, chocolate orgânico, linha diet, de ovos de páscoa, bombons, trufas, Sushi show fondue, Panetone.
Hoje, a Cacau Show busca inovação em seus produtos, seguindo as tendências do mercado e se utilizando de estratégias de marketing como a excelente relação de custo x benefícios, para agregar valor a marca e acompanhar as tendências de seus consumidores no mercado.
Serviços
Sac,
Localização geográfica
Franquias
Sede: Itapevi – SP
“Somos a maior rede de chocolates finos do mundo, e a maior de alimentação do Brasil. Hoje são mais de 1600 lojas espalhadas pelo Brasil.”
Número de funcionários
Aproximadamente 1.100 funcionários
Principais clientes:
Os consumidores dos produtos da Cacau Show são a classe A, B e C
Os consumidores dos produtos da Cacau Show são a classe A, B e C, sendo que a classe C compra 65% para presente e 35% para consumo próprio. A classe B possui uma intenção de compra meio a meio. Já a classe A compra 65% para consumo próprio e 35% para presente. Este nicho de mercado no qual a Cacau Show atua possui crescente potencial e a empresa tem um posicionamento estratégico diferenciado no seu segmento, no Brasil, o que possibilita que a marca tenha um elevado potencial competitivo perante seus concorrentes. Os produtos da marca Cacau Show custam, em média, um quinto dos produtos da concorrência, o que atrai uma massa imensa de consumidores, principalmente da classe C. Na Imagem vemos o comportamento de compra dos consumidores da Cacau Show.
Fornecedores
Os fornecedores da Cacau Show concentram-se no Estado do Pará, da Bahia, assim como no interior do Estado de São Paulo. Para os chocolates certificados, a empresa faz o controle para que os fornecedores utilizados sempre sejam previamente certificados, garantindo a origem do produto adquirido. Equipes da empresa realizam visitas constantes às plantações para que seja mantido o controle da produção.
Atualmente, os oito maiores produtores de cacau são: Costa do Marfim (mais de 40%), Gana (cerca de 15%), Indonésia (14%), Nigéria (5%), Brasil (4%), Camarões (4%), Equador (3%) e Malásia (2%); outros países produzem os 9% restantes. O cacau produzido em Gana tem sido por muito tempo usado como padrão para a classificação básica do cacau.
Os
...