Cachimbo ou Pito
Tese: Cachimbo ou Pito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joojooh • 20/5/2013 • Tese • 787 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
2-Cachimbo ou Pito: utilizado em animais não cooperativos, pois sua passagem no lábio inferior ou superior, com posterior torção, induzirá a uma dor considerável, o que obrigará o animal a se manter quieto.
Como colocar:
-segure o cabo do cachimbo com a mão que possua maior firmeza e agilidade
-coloque os dedos da mão oposta a laçada e segure o lábio superior, elevando-o discretamente.
-deslize a laçada por entre os seus dedos, envolvendo o máximo que puder o lábio
-aperte a laçada rapidamente
-fique atento para possíveis reações do animal
3-Torção de Orelha: para uma contenção rápida
*cuidar para não causar dano à cartilagem aural, o que causará uma alteração irreversível do seu posicionamento (orelha caída).
4-Mão ou Pé-de-amigo: tira-se um dos membros do solo, tirando-lhe o apoio.
*geralmente os animais não permitem a elevação de um dos membros posteriores por muito tempo.
-Derrubamento de Eqüinos:
Geralmente utiliza-se cordas.
-Método dos Travões
-Método Antigo
-Método Nacional
Bovinos;
A maioria dos procedimentos de exame físico podem ser realizados com o animal em posição quadrupedal, desde que se faça uma boa contenção da cabeça e limite os movimentos dos membros e do corpo.
*fêmeas de bovinos deve-se fazer a aproximação pelo lado direito, por onde são normalmente ordenhadas.
-Contenção:
1-Tronco de Contenção: é diferente em relação ao dos eqüinos. Pois pode se fixar a cabeça do bovino e limitar sua ação.
2-Formiga: pode ser feita com o dedo médio e o polegar ou com um instrumento de ferro. Onde se introduz os dedos ou o instrumento no nariz do animal, e pressiona-se o septo nasal, exercendo uma pressão considerável. Normalmente utilizado em animais não cooperativos
-Derrubamento:
-Deve-se tomar cuidado na derrubada de bovinos para evitar traumas aos chifres, costelas, ossatura pélvica e/ou abortos.
-O animal deve ser lentamente derrubado em local macio, segurando-se sua cabeça com cuidado.
-Método de Rueff
-Método Italiano
Semiologia do Sistema Linfático:
O sistema linfático constitui uma via acessória pela qual os líquidos podem fluir dos espaços intersticiais para o sangue. Com exceção de alguns tecidos (partes superficiais da pele, sistema nervoso central, partes mais profundas dos nervos periféricos e ossos), quase todos os tecidos corporais possuem canais linfáticos que drenam o excesso de líquido diretamente dos espaços intersticiais.
-Linfa: derivada do líquido intersticial. O sistema linfático é uma das principais vias de absorção de nutrientes a partir do sistema gastrointestinal, sendo responsável, pela absorção dos lipídeos e também capta partículas (bactérias e outros)
-Linfonodos: remove partículas estranhas e as destrói, filtrando a linfa antes de chegar ao sangue. Estão distribuídos por todo o organismo no trajeto dos vasos linfáticos. Os linfonodos em geral tem forma de rim e apresentam um lado convexo e outro com uma reentrância (hilo) pelo qual penetram as artérias nutridoras e saem as veias.
-Porque examinar o sistema linfático?
-Por participar dos processos patológicos que ocorrem nas áreas ou regiões por eles drenadas, as alterações que ocorrem no sistema linfático podem identificar o órgão ou a região que está acometida.
-Os
...