Caldeiras Térmicas
Pesquisas Acadêmicas: Caldeiras Térmicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosthur • 3/12/2014 • 3.535 Palavras (15 Páginas) • 359 Visualizações
Instalações Industriais – Rica Alimentos
No chão de fábrica estão presentes três caldeiras do tipo “a vapor”, duas do modelo ATA MP 811 e uma do modelo ATA MP 810; ambas da marca Vaportec.
Figura 16 - Caldeira Modelo ATA MP
As caldeiras funcionam em um esquema de rodízio. Duas operam enquanto uma “descansa”, o que garante certa segurança à RICA no sentido de abastecimento do mercado. Havendo um pico da demanda por alimentos, é possível ativar a terceira caldeira e trabalhar com as três ao mesmo tempo., porém não é comumente necessário.
7. Tratamento de Resíduos e Efluentes
Na unidade estudada existe uma central de tratamento de resíduos. Nesta, é tratada toda a água utilizada no processo e todos os restos da produção.
Água é tratada numa estação de tratamento de efluentes. Apenas a água não suja de sangue, ou com pouco sangue, é tratada. Após o tratamento, a água é reaproveitada na própria unidade para lavar o chão, as caixas aonde as aves chegam e outras partes externas.
Engenharia de Produção | Rica Alimentos 24
Instalações Industriais – Rica Alimentos
Os restos, tais como penas, cabeças, pés e órgãos não comestíveis, são torrados e moídos. A farinha resultante é utilizada para reforçar a ração dada às aves nas granjas. Neste processo também entra o sangue proveniente do setor de sangria. O sangue passa por um processo de secagem e entra na produção da farinha.
8. Caldeiras
8.1. Introdução
Caldeiras são equipamentos destinados a geração vapor a partir da energia térmica gerada pela combustão de um combustível. A queima do combustível gera certa quantidade de energia térmica que é passada a água, que, por sua vez aquece e passa do estado líquido para o estado de vapor. Os combustíveis geralmente utilizados em caldeiras são óleo e gás.
Os processos produtivos que precisam de vapor para seu desenvolvimento têm como componente principal a caldeira. Por isso, esse equipamento tem ampla utilização nas indústrias de vários segmentos e também na geração de energia elétrica em usinas termelétricas.
As caldeiras operam a pressões maiores que a pressão atmosférica, sendo que na maior parte das aplicações em ramos industriais, a pressão de operação chega a ser até 20 vezes superior que a atmosférica, o que constitui um risco na operação desse tipo de equipamento.
Qualquer problema que uma caldeira apresente não significa apenas uma pausa para conserto. Em muitos casos, onde a produção depende significativamente da geração de vapor, essa pausa para manutenção da caldeira representa, também, paralisação no processo produtivo, o que reflete, em termos práticos, diretamente na receita da fábrica. Portanto, se faz necessário o respeito às normas e leis de segurança, promovendo manutenções preventivas e cuidando para a preservação dos equipamentos.
Engenharia de Produção | Rica Alimentos 25
Instalações Industriais – Rica Alimentos
O funcionamento das caldeiras implica em uma série de riscos. Elas, além de explodir, podem causar incêndios, choques, intoxicações, queimaduras e outros tipos de problemas. Por esse motivo, a prevenção deve ser concebida em todas as fases presentes no ciclo de vida útil da caldeira: fabricação, instalação, operação, manutenção e inspeção.
8.2. Estrutura das Caldeiras
Figura 17 - Caldeira e seus componetes
Engenharia de Produção | Rica Alimentos 26
Instalações Industriais – Rica Alimentos
Figura 18 - Caldeira e seus componentes.
Principais Componentes
• Aquecedor de Ar: aproveita o calor residual dos gases de combustão pré- aquecendo o ar utilizado na queima de combustível. Aquece o ar entre 120 e
300 ºC, dependendo do tipo de instalação e do tipo de combustível queimado.
• Câmara de Combustão: às vezes se confundem com a fornalha, sendo que, em outras é completamente independente. É um volume que tem a função de manter a chama numa temperatura elevada com duração suficiente para que o combustível queime totalmente antes dos produtos alcançarem os feixes (dutos) de troca de calor.
• Caldeira de Vapor (Tambor de Vapor): constituída por um vaso fechado à pressão contendo água que será transformada em vapor.
• Chaminé: tem função de retirar os gases da instalação lançando-os na atmosfera (tiragem).
• Cinzeiro: local de deposição das cinzas e restos de combustível que caem da fornalha.
Engenharia de Produção | Rica Alimentos 27
Instalações Industriais – Rica Alimentos
• Condutos de Fumo: são canais que conduzem os gases da combustão até a chaminé.
• Economizador: utilizando o calor residual dos gases, aquece a água de alimentação. É normalmente instalado após os super-aquecedores. Além de melhorar o rendimento da unidade, sua instalação minimiza o choque térmico entre a água de alimentação e a já existente no tambor.
• Fornalha: principal equipamento para a queima do combustível. Entre as suas funções estão incluídas: a mistura ar-combustível,
...