Calor Específico Do Etanol
Ensaios: Calor Específico Do Etanol. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: verdo • 16/8/2014 • 922 Palavras (4 Páginas) • 1.555 Visualizações
CALOR ESPECÍFICO DO ETANOL
Resumo
Quase tudo o que acontece envolve, de certa forma, perceptivamente ou não, transformações de alguma energia ou em outros casos, simplesmente transferência de energia (calor).
O experimento foi realizado para comprovar a Lei Zero da termodinâmica onde : “Se dois corpos A e B, estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, A e B estão em equilíbrio térmico entre si”.
Se os corpos estão em contato, com temperaturas diferentes, tendem a entrar em equilíbrio térmico. E que o fluxo desta troca de energia (calor) acontece do corpo com maior calor para o de menor calor. Neste caso foi utilizado um calorímetro (isopor de garrafa de cerveja) em contato com água aquecida e Etanol.
Introdução
Termologia
É a parte da física que estuda o calor, a forma que se troca o calor entre os corpos e as características de cada processo de troca de calor.
Calorimetria
É a parte da física que ocupa dos fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
Os tipos de transferências são:
Irradiação: processo de transferência de calor (energia térmica) por ondas eletromagnéticas;
Condução: processo que ocorre quando as partículas do sólido vibram, transmitindo energia para as demais. Em outras palavras, o calor é conduzido de um corpo à outro ou para outra parte do corpo sem alterações materiais.
Convecção: é o processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria, devido a uma diferença de densidade e a ação da gravidade.
Formula da Calorimetria
Q = mc(tf – ti) ou Q = m.c.t
O produto m.c é a capacidade térmica do corpo.
Temperatura
É determinada pelo grau de agitação de partículas. É uma medida da energia cinética média das partículas que compõem um corpo ou ambiente.
Calor
É a energia em trânsito de um sistema para outro ambiente e vice-versa devido a diferença de temperatura. Com este processo ocorre o fluxo de calor, que a energia vai do corpo (ou ambiente) com maior temperatura para o corpo com menos temperatura.
Capacidade Térmica
A capacidade térmica é uma propriedade extensiva, ou seja, proporcional à quantidade de material presente no corpo. Com isso, dois corpos compostos pela mesma substância, porém com massas diferentes possuem diferentes capacidades caloríficas.
Calor Sensível
É o calor absorvido ou cedido por um corpo sem que haja mudança de um estado (sólido, liquido, ou gasoso)
Calor Latente
Energia térmica fornecida a uma substância, porém sua temperatura não varia, mas seu estado de agregação se modifica.
Calor específico Molar
É a capacidade térmica por mol. Um mol equivale a 6,02x10²³ unidades elementares do material.
Conceitos básicos de transmissão de calor:
Sistema termodinâmico Sistema - quantidade de matéria ou região do espaço em estudo.
Vizinhança – massa ou região exterior ao sistema.
Fronteira – superfície real ou virtual que separa o sistema da vizinhança; a fronteira pode ser fixa ou móvel. No caso geral, um sistema pode trocar massa e energia com as suas vizinhanças, e diz-se que o sistema é aberto. Neste caso o sistema é uma região do espaço com volume fixo - volume de controle. Quando o sistema não troca massa com as vizinhanças o
sistema é fechado. O sistema é uma massa fixa. Quando o sistema não troca energia diz-se que o sistema é isolado.
Procedimento Experimental
Materiais utilizados:
250ml Água fervente;
200ml Etanol;
Papel;
Calorímetro (isopor para garrafas de cerveja);
Termômetro de 150ºC;
Resistência para aquecer a água;
Béquer de 600 ml;
Proveta de 250 ml com base
...