Canada - cultura, economia e sociedade
Por: Eduardo Rodrigues Prando • 28/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.238 Palavras (9 Páginas) • 490 Visualizações
Canadá
DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 9.970.610 km²
CAPITAL: Ottawa
POPULAÇÃO: 35,5 milhões de habitantes (estimativa 2014)
MOEDA DO CANADÁ: dólar canadense
NOME OFICIAL: Canadá
NACIONALIDADE: canadense
DATA NACIONAL: 1º de julho (Dia da Independência do Canadá).
DIVISÃO ADMINISTRATIVA: 10 províncias e 3 territórios.
GOVERNO: Monarquia Parlamentarista
PRIMEIRO-MINISTRO: Stephen Harper
GEOGRAFIA DO CANADÁ
MAPA DO CANADÁ
LOCALIZAÇÃO: norte da América do Norte.
FUSO HORÁRIO: - 2 horas em relação à Brasília
CLIMA DO CANADÁ: temperado continental (maior parte), subpolar (N), de montanha (região das Montanhas Rochosas, O)
CIDADES DO CANADÁ (PRINCIPAIS): Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Edmonton, Calgary, Quebec, Winnipeg.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: canadenses (32,2%); ingleses (19,8%); franceses (15,5%); escoceses (14,4%); irlandeses (13,8%); alemães (9,8%); italianos (4,5%); chineses (4,5%); indígenas (4,2%). (Dados demográficos de 2012).
IDIOMAS: inglês e francês (oficiais).
RELIGIÃO: cristianismo 83,5% (católicos 45,2%, protestantes 36,4%, ortodoxos 1,9%), judaísmo 1,2%, islamismo 0,9%, sem filiação 12,5%, outras 1,9%.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 3,59 hab./km2 (ano de 2014)
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1% ao ano (média anual entre 2010 e 2015)
TAXA DE ANALFABETISMO: 0,5% (estimativa 2013).
RENDA PER CAPITA: US$ 50.329 (ano de 2014)
IDH: 0,913 (Pnud 2014) - desenvolvimento humano muito alto
ÍNDICE GINI: 32,1 (médio) - 2005
ECONOMIA DO CANADÁ:
Produtos Agrícolas: trigo, cevada, outros cereais
Pecuária: bovinos, suínos, aves
Mineração: zinco, urânio, amianto, níquel, sais de potássio, petróleo, gás natural, cobalto, cobre.
Indústria: equipamentos de transporte, alimentícia, papel e derivados, química, produtos eletroeletrônicos, metalúrgica.
PIB: US$ 1,788 trilhão (ano de 2014)
RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
APEC, Banco Mundial, FMI, ONU, Comunidade Britânica, Nafta, G-8, OEA, OCDE, OMC, OTAN.
Cultura e Sociedade Canadense
História
Os exploradores Europeus vieram para América do Norte nos séculos quinze e dezesseis. Porém, a área que se encontra o Canadá hoje, nunca foi citada até o século dezessete. É muito provável que os exploradores Vikings (povo escandinavo que vagavam pelos mares da Europa entre os séculos VIII e XX) tenham chegado nesta área bem antes dos exploradores Ingleses e Franceses. Mas a história do homem branco no país, conta que começou em 1497, quando John Cabot, um italiano a serviço do Rei Henry VII da Inglaterra, alcançou as terras onde é hoje a província de Newfounland e Nova Scotia.
Mas o que os Europeus chamaram de “Mundo Novo”, na verdade era o “lar” de nativos aborígines, que já habitavam estas terras por mais de quinze mil anos antes deles desembarcarem na costa leste da América do Norte.
Os primeiros habitantes do Canadá eram índios que viviam em nações distintas na Costa leste, na área central, nas planícies e na costa oeste. Os Inuits, conhecidos como Esquimós, viviam no norte.
Os Britânicos e os Franceses foram os dois primeiros grupos de Europeus a se mudarem para esta área. O explorador Jacques Cartier usando a palavra “Kanata” que na língua dos índios Huron-Iroquois significa “Vila” ou “povoado”, nomeou o vilarejo encontrado que hoje é Newfoundland e Nova Scotia. Mais tarde, os desenhistas de mapas Europeus inventaram o nome “Canadá” para batizar o restante da nova terra encontrada.
O Canadá foi tomado pelos os Franceses em 1534 pelo explorador Jacques Cartier. Em 1604, eles chamaram a província de Nova Scotia de Nova França. Em 1608, Québec foi encontrada por eles. Mas, a colonização pelos franceses não foi bem sucedida. Durante a guerra dos Sete Anos, (1756/63), a Inglaterra estendeu suas conquistas, e o Maj. Gen. Britânico James Wolfe, conseguiu sua famosa vitória sobre Gen. Louis Montcalm fora de Québec, em 13 de setembro de 1759. O Tratado de Paris em 1763 passou para a Inglaterra o controle. Ao lado da estátua de Westminter em 1831, o domínio Inglês declarou formalmente que as duas nações (francesa e inglesa) seriam parceiras com os mesmos status e sem uma ser subordinada a outra.
O Canadá foi criado oficialmente em 1867 quando Ontário, Québec, Nova Scotia e New Brunswick se uniram. Este ato é celebrado todos os anos no dia Primeiro de Julho como dia oficial do aniversário do Canadá.
Nem todos os imigrantes do Canadá foram europeus, mas também, negros vindos da África como escravos nos séculos dezoito e dezenove. Quando a escravidão foi abolida no Canadá, muitos negros dos Estados Unidos foram fugidos para o Canadá.
Os Asiáticos também imigraram para o Canadá. A maioria deles estão situados na Província de British Columbia e o resto estão em outras partes do oeste Canadense. Depois do final das duas grandes Guerras Mundiais, muitos outros
...