Canal Reverso De pós-consumo: Embalagens Descartáveis
Artigos Científicos: Canal Reverso De pós-consumo: Embalagens Descartáveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticialinda • 13/10/2013 • 285 Palavras (2 Páginas) • 665 Visualizações
Canal reverso de pós-consumo: embalagens descartáveis
Outro exemplo de canal reverso da importância econômica crescente é o das embalagens em geral, sejam elas primarias, ou de contenção de produtos, sejam secundários ou de contenção primarias ou unitizadas para o transporte. Trata-se de um segmento que tem se adaptado e contribuído de forma significativa para as modificações mercadológicas e logísticas requeridas na distribuição física, garantindo elevada eficiência e tornando-se, também, altamente descartável.
Importantes conteúdos tecnológicos foram introduzidos nesses segmentos industrial com o intuito de tornar essas embalagens mais leves, transparentes, segura e baratas, para melhorar as condições promocionais dos produtos, adaptando as novas condições de vidas na sociedade moderna e facilitando as condições de distribuição física.
Pelo crescimento extraordinário de seu uso nas sociedades modernas, esses segmentos representa um dos mais importantes canais de distribuição reverso, mediante a revalorização pelo sistema de reciclagem dos materiais constituintes.
As embalagens descartadas pela sociedade apresentam considerável e negativa “visibilidade ecológica “em alguns centros urbanos, em virtude de grandes crescimentos de sua utilização, muitas vezes são expostas impropriamente, gerando poluição, mais oferecem ao mesmo tempo, importantes oportunidades econômicas”“. Constituem um exemplo de conjunto de atividades comerciais, industriais e de serviços, com valor potencial de desenvolvimento tecnológico, estruturação e organização de seus canais de distribuição reversa, desde que seus fatores logísticos restritivos, a coleta e a consolidação dos produtos descartados sejam equacionados.
As considerações sobre as vantagens e as restrições das embalagens descartáveis, suas características como produto logísticos de baixa densidade e suas consequências, sua influencia no lixo urbano, os produtos envolvidos na coleta desses bens de pós-consumo, os níveis de organização logísticos e econômicos de seus canais de distribuição reversas e a comparação com as embalagens denominadas “retornáveis “ entre outros aspectos, serão examinados.
...