Carl Friedrich Gauss
Resenha: Carl Friedrich Gauss. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hetyanne • 27/3/2014 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Carl Friedrich Gauss, nasceu em 30 de abril de 1977 na cidade de Braunschweig e faleceu em 23 de fevereiro de 1855. Ele foi astrônomo, físico e é considerado juntamente com Arquimedes e Newton o maior matemático de todos os tempos, passando a ser conhecido como o príncipe dos matemáticos. Este gênio da Matemática possuía um QI estimado em cerca de 240.
Gauss era um verdadeiro prodígio matemático, podia somar com a idade de três anos, quando começou a corrigir as contas de seu pai. Enviado para uma escola provincial aos sete anos, começou as aulas de aritmética, dois anos mais tarde. Por volta dos 12 anos, depois de ser instruído por um professor particular, Gauss já podia perceber as limitações dos axiomas de Euclides e não muito depois previu a possibilidade da geometria não-euclidiana que, m ais tarde, veio aceitar em particular..
Com ajuda financeira do duque de Brunswick e contra os desejos de seu pai, Gauss começou a cursar o ginásio local, o Colegium Carolinum, em 1792. Lá estudou os trabalhos de Leonhard Euler, de Lagrange e de Isaac Newton. Apesar de possuir uma tendência impressionante para línguas, Gauss decidiu, em 1796, continuar o estudo da matemática. Isso foi logo depois de haver descoberto que se podia construir, com um compasso e com uma régua, um polígono com 17 lados. Um lindo teorema acompanhava a descoberta - em 2000 anos, o primeiro avanço feito na construção de polígonos.
De 1795 a 1798 , Gauss cursou a Universidade de Gottingen, mas recebeu seu doutorado pela Universidade de Helmstadt em1799 . Sua dissertação apresentou uma prova rigorosa do que, atualmente, seria chamado o teorema fundamental da Álgebra. Ainda estudante, Gauss escreveu o Disquisitiones Arithemeticae, publicado em 1801 , seu trabalho mais extenso sobre a matemática pura. Imediatamente tornou-se objeto de atenção e também lhe trouxe a fama
...