Casas Bahia
Dissertações: Casas Bahia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jussanamerces • 14/9/2014 • 2.738 Palavras (11 Páginas) • 441 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
GISELE MERCÊS LIMA
CONTEXTO HISTÓRICO DAS CASAS BAHIA
Barra do Garças -MT
2013
GISELE MERCES LIMA
CONTEXTO HISTÓRICO DAS CASAS BAHIA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Micro e Macroeconomia,Teorias da Administração II, Comportamento Organizacional,Metodologia Cientifica e Estatística.
Prof. Grazielle Soares Monari
Barra do Garças -MT
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................... 04
2. CONTEXTO HISTÓRICO DAS CASAS BAHIA................................................ 05
3. ESTRUTURA DAS EMPRESAS CASAS BAHIA E PONTO FRIO .................... 08
4. CULTURAS DAS EMPRESAS RELACIONADAS COM O PROCESSO DE FUSÃO.....................................................................................................................
09
5. ESTATÍSTICA - LUCRO ANUAL DA VIAVAREJO ........................................... 11
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................ 12
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 13
1. INTRODUÇÃO
Na pesquisa em questão pudemos analisar o empreendimento da fmília Klein conhecido nacionalmente como Cassas Bhaia juntamente com a importância do processo de fusão entre os considerados os maiores grupos de no Brasil.
Sendo assim , será abordado o processo de gestão antes e depois da fusão das Casas Bhaia e o grupo Pão de açucar.
Dessa forma foi priorizado conhecer o tipo de estrutura utilizada nas mesmas, procurando identificar informações que condizem com as caracterização da cultura das empresas visando conhecer fatores diferentes e complementares entre elas.
2. OFERTA E DEMANDA
a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.
Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.
Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.
Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:
• Os desejos e necessidades das pessoas;
• O poder de compra;
• A disponibilidade dos serviços - concorrência;
• Existência de produtos complementares ou substitutos;
• A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.
Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a freqüência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.
3. EQUILIBRIO DE MERCADO
O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqüentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores
...