Central Dosadora De Concreto
Pesquisas Acadêmicas: Central Dosadora De Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago099 • 27/11/2014 • 2.132 Palavras (9 Páginas) • 853 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 2
2 O CONCRETO 2
3 CENTRAL DE CONCRETO 4
3.1 LAY-OUT GERAL DAS INSTALAÇÕES 5
3.2 CONTROLE DE ENTRADA DE MATERIAIS 6
3.3 DEPÓSITOS DE AGREGADOS 7
3.4 SISTEMA DE CORREIAS 8
3.5 CORREÇÃO DE UMIDADE DA AREIA 9
3.6 CASA DE COMANDO 10
3.7 SISTEMA DE TRANSPORTE DO CIMENTO PARA CENTRAL DE MISTURA 11
3.8 CONTROLE TECNOLÓGICO DE QUALIDADE 11
3.9 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 11
3.10 PRODUÇÃO E VALORES 12
3.11 CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE 12
4 CONCLUSÃO 13
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de entender o método de produção do concreto, desde o recebimento das matérias-primas até a expedição para o cliente, foi realizada uma visita técnica a uma usina de concreto da empresa Supermix.
A Supermix é uma empresa que atua na área de engenharia de concreto, mais especificamente na mistura, transporte e lançamento de concreto usinado em central.
A central de concreto visitada é uma filial da Supermix localizada na zona sul de São Paulo na Avenida Guido Caloi, 1831 – Santo Amaro.
O presente trabalho irá primeiramente tecer informações relacionadas ao concreto, para posteriormente apresentar detalhes do processo produtivo.
2 O CONCRETO
O concreto é o material mais utilizado na construção civil, é produzido através de uma mistura de proporções pré-fixadas de cimento com água e agregados constituídos de areia e pedra, de modo com que forme uma massa compacta, de consistência plástica, a qual endurece em função do tempo.
O cimento é o elemento aglomerante, sendo que o mais utilizado é o Cimento Portland. A adição de água ao aglomerante irá formar a pasta, sendo que a água deve ser livre de materiais que possam afetar significativamente as reações de hidratação do cimento, indica se então o uso de água potável.
A pasta tem como função principal envolver os agregados, preencher vazios, promover resistência mecânica ao concreto e facilitar o manuseio.
Os materiais inertes do concreto são designados por agregados, os quais são classificados conforme granulometria (dimensões) e recebem as denominações de agregados graúdos e agregados miúdos.
O agregado graúdo frequentemente utilizado é a pedra brita e o agregado miúdo frequentemente utilizado é a areia natural.
A função principal dos agregados é promover resistência ao desgaste a às intempéries do meio, além de reduzir a variação térmica e reduzir o custo.
A mistura da pasta (cimento + água) ao agregado miúdo denomina se argamassa, ao passo que a mistura da argamassa ao agregado graúdo denomina se concreto. O fluxograma da figura 1 ilustra bem a mistura para formação do concreto.
Figura 1 – Fluxograma de formação do concreto.
A qualidade do concreto endurecido depende da qualidade do concreto fresco, dos materiais utilizados na produção (cimento, agregados, água e aditivos), além do controle na produção e dos cuidados no transporte, lançamento, adensamento e cura. Deve se levar em consideração também a proporção correta de matérias para produção do concreto para se obter uma alta qualidade no concreto endurecido.
Visando os padrões de qualidade o concreto dosado é normalizado de acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas através do CB-18 – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados.
As normas que orientam sobre a perfeita utilização do concreto são:
• NBR 6118 (Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado);
• NBR 7212 (Execução do Concreto Dosado em Central);
• NBR 12654 (Controle Tecnológico e Recebimento de Concreto);
• NBR 12655 (Preparo, Controle e Recebimento de Concreto);
• NBR 8953 (Concreto para Fins Estruturais – Classificação por Grupos de Resistência).
3 CENTRAL DE CONCRETO
A central de concreto é responsável pela dosagem dos materiais componentes do concreto (MCC's) e sua transferência para o caminhão betoneira.
Neste tipo de central, a mistura e a homogeneização do concreto são feitas no próprio caminhão, antes de prosseguir para a obra.
As centrais de concreto são compostas basicamente por silo de cimento, reservatórios para água e aditivo, balanças de cimento e agregados, hidrômetros, compressores e transportadores de correia.
Como falado anteriormente, o concreto é um dos materiais da construção mais utilizados em nosso país.
A busca constante da qualidade, a necessidade da redução de custos e a racionalização dos canteiros de obras, fazem com que o concreto dosado em central, seja cada vez mais utilizado.
Entre as vantagens de se aplicar o concreto dosado em central, destacam se:
• Eliminação das perdas de areia, brita e cimento;
• Racionalização do número de operários da obra, com consequente diminuição dos encargos sociais e trabalhistas;
• Maior agilidade e produtividade da equipe de trabalho;
• Garantia da qualidade do concreto graças ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras;
• Redução no controle de suprimentos, materiais e equipamentos, bem como eliminação das áreas de estoque, com melhor aproveitamento do canteiro de obras;
• Redução do custo total da obra.
3.1 Lay-Out
...