A Central de Concreto
Por: LeandroPaz • 26/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 441 Visualizações
Atividades Práticas Supervisionadas APS – 2015
Visita realizada a Central de Concreto Concreserv
EC5S07 Cibely Felício de Souza T316JA9
EC5R07 Erica Vargas de Souza T460611
EC5S07 Gicelia Silva dos Santos B3856H4
EC4Q07 Joelma Pereira Costa B8228D7
EC5R07 Leandro ................................B70JBE4
SÃO PAULO
2015
Sumario
Objetivo 4
Resumo da visita 5 Concreto 6
Extração do material
Granulometria 7
Separação do material a ser utilizado 10
Conclusão 12
Bibliografia 13
Objetivo
Este trabalho tem o objetivo de fazer com que o aluno aprenda todos os processos de produção do concreto em uma usina de concreto, com isto, obtendo os conhecimentos necessários para o aprendizado na área da Engenharia Civil.
Através do trabalho pode-se aprender a respeito dos componentes do concreto detalhadamente, para que assim se entenda qual a função/utilidade do mesmo.
Também pode se aprender como se dá a fabricação de concreto em grandes quantidades.
Resumo da visita
A visita foi feita na concreteira Concresev, foi nos apresentado o local e funcionamento de uma usina de concreto e seu dia a dia, pelo gerente Oscar com um amplo conhecimento na àrea, formado em logística. A concreteira fica localizada na Avenida Carlos Caldeira, nº453, zona sul São Paulo.
Para atender as solicitações dos clientes foi nos explicado que várias etapas são seguidas e com isso fornecer um concreto com qualidade dentro do prazo especificado pelo cliente.
Nossa visita se iniciou com a explicação inicialmente da fabricação do concreto e apresentação da matéria prima para a confecção, pois sem a logística que nos foi mostrada no local, não seria possível atender a demanda de clientes que a Concreserv tem atualmente, e que a disposição de cada item no local tem função importante.
A Usina utiliza um programa destinado a monitorar cada etapa da produção do concreto, seguindo as especificações de cada cliente: mistura dos componentes químicos, tempo de preparo, os dados são monitorados na sala de controle.
Sala de controle
Concreto
O concreto é um material da construção civil composto por uma mistura de cimento, areia, pedras britadas e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos.
Tipos de Concreto
Quando armado com ferragens passivas, (isto é, quando o concreto comum é adicionado em vigas de aço) recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas, recebe o nome de concreto protendido. Sua resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem. Basicamente, a especificação do concreto é dada pelo FCK ou relação água/cimento ou consumo de cimento por m³, abatimento do concreto e diâmetro máximo do agregado.
Devemos ter em mente que um bom concreto não é o mais resistente, mas o que atende as necessidades da obra com relação à peça que será moldada. Logo, a consistência e o modo de aplicação acompanham a resistência como sendo fatores que definem a escolha dos materiais adequados para compor a mistura, que deve associar trabalhabilidade à dosagem mais econômica.
Os agregados, dentro desta filosofia de custo-benefício, devem ter uma curva granulométrica variada e devem ser provenientes de jazidas próximas ao local da dosagem. Isto implica em uma regionalização nos tipos de pedras britadas, areias e seixos que podem fazer parte da composição do traço.
Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.
Podem também ser classificados como artificiais ou naturais, sendo artificiais as areias e pedras provenientes do britamento de rochas, pois necessitam da atuação do homem para modificar o tamanho dos seus grãos. Como exemplo de naturais, temos as areias extraídas de rios ou barrancos e os seixos rolados (pedras do leito dos rios).
Outro fator que define a classificação dos agregados é sua massa específica aparente, onde podemos dividi-los em leves (argila expandida, pedra-pomes), normais (pedras britadas, areias, seixos) e pesados (hematita, magnetita, barita),
Devido à importância dos agregados dentro da mistura, vários são os ensaios necessários para sua utilização e servem para definir sua granulometria, massa específica real e aparente, módulo de finura, torrões de argila, impurezas orgânicas, materiais pulverulentos, etc.
Extração do material
As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações. Em seguida, são trituradas e transportadas para a fábrica onde são armazenadas e homogeneizadas, a moagem das matérias-primas produz um pó fino conhecido como cru que é pré-aquecido e em seguida introduzido em um forno
...