Centralização
Tese: Centralização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kerlison19 • 8/9/2014 • Tese • 3.513 Palavras (15 Páginas) • 190 Visualizações
Centralização
A organização e desenhada dentro da premissa de que o individuo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos e escalada para baixo, de acordo com a sua posição relativa no organograma.
As vantagens da centralização:
- As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa
- Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
- As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais
- A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais
- Certas funções – como compras e tesouraria – permitem maior especialização e vantagens com a centralização
As desvantagens da centralização:
- As decisões são tomadas na cúpula que esta distanciada dos fatos e das circunstancias.
- Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas
- As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional
- As decisões passadas pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediarias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.
Descentralização
O principio que rege a descentralização e assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível.
As vantagens da Descentralização:
- As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação.
- Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação
- Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios
- Proporciona excelente treinamento para os administradores médios
As desvantagens da Descentralização:
- Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos
- Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios
- Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresarias.
- As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.
O nível hierárquico no qual as decisões são tomadas dentro de uma organização está ligado ao quão centralizado ou descentralizado ela é. Uma empresa ser centralizada significa que a autoridade das decisões está ligada ao topo da organização, já de uma descentralizada o poder de decisão é empurrado para os níveis organizacionais mais baixos. Normalmente as grandes empresas são descentralizadas e as pequenas e medias empresas são centralizadas, porém não existe regra para isso, pois depende da natureza do negocio e da estratégia corporativa. Empresas descentralizadas tendem a ter ambientes mais turbulentos e competitivos, o que acaba tornando-as mais rápidas do que empresas centralizadas. Um exemplo de empresa descentralizada é a Petrobras, já uma empresa que mesmo não sendo pequena é centralizada é o SBT, onde tudo e qualquer coisa que acontece na companhia passa pelas mãos do dono: Sílvio Santos.
Cultura Organizacional
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Pode-se ou Deve-se Mudar a Cultura de uma Organização?
Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.
O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes.
O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias.
Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma
...