Centro De Distribuição
Casos: Centro De Distribuição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nosika • 29/4/2014 • 761 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
Centro de Distribuição: Vantagens ou Sobrevivência
Evitar a circulação de caminhões descarga no centro da cidade; garantir conforto aos caminhoneiros que fazem transporte de mercadorias e basear as ações da empresa nas questões relacionadas ao meio ambiente. É versado em logística de ponta e tecnologia ambiental que funciona o novo Centro de Distribuição do Grupo Bahamas. Com área de aproximadamente 400 mil m², investimento de R$25 milhões e capacidade para armazenar 18.249 toneladas de produtos, o espaço recebe em média 60 caminhões por dia, sendo que em períodos sazonais (Natal e Páscoa, por exemplo), esse número chega a 80.
Localizado no trevo de Caxambu, Km 780 da BR-040, no Distrito Industrial, o Centro de Distribuição, cujo funcionamento teve início em agosto de 2011, dispõe de quase 42 mil m² de obras construídas. Nestas há 33 plataformas de recebimento de cargas, sendo sete plataformas frigorificadas e 26 de cargas secas. No antigo centro, localizado no bairro Jóquei Clube, havia 12 estruturas de recebimento de mercadorias, e apenas uma vaga era destinada a produtos de frigorífico. Com a nova área, caminhoneiros deixaram de pernoitar no Centro de Distribuição, devido à otimização do serviço de descarga.
Enquanto a área interna do antigo depósito dispunha de 9.440 m², a atual conta com 15.750 m² e já existe projeto para expandi-la. Segundo o Diretor Comercial do Bahamas, Jovino Campos, essa expansão, cuja realização está prevista para os próximos cinco anos, irá viabilizar a meta do grupo de dobrar seu faturamento. “Nosso projeto de crescimento está diretamente ligado a este novo projeto. Nossa logística estava comprometida e esta ampliação vai garantir o nosso crescimento. Com a antiga situação física, nosso crescimento ficaria comprometido”, explicou Jovino.
Dentro do novo centro há refeitório e toaletes (com chuveiros quentes) que foram dimensionados conforme demanda prevista no projeto da obra. No refeitório, são disponibilizados aos caminhoneiros pão, café, leite e suco, mesas, bancos, TV de LCD e um mural afixado na parede contendo as normas vigentes do Centro de Distribuição, como o procedimento de entrega de notas fiscais e a proibição do uso de chinelo no local. Além disso, um novo projeto de comunicação interna está sendo desenvolvido para o espaço. Trata-se da implantação de um painel eletrônico de chamada, a partir do qual os motoristas serão convocados a comparecer à plataforma que lhes for indicada, para descarregar as mercadorias.
Segundo o gerente de logística do Centro de Distribuição, Sebastião Delgado, o Grupo Bahamas tem uma preocupação com o profissional que não é trabalhador direto da empresa. “Há uma colaboradora que é encarregada exclusivamente de cuidar da área (refeitório) e ela toma conta do abastecimento de pão, leite, café, para não deixar faltar nada para os caminhoneiros”, destacou o gerente. Ele acrescentou que a receptividade do Bahamas com esses profissionais representa uma via de mão dupla, na qual os motoristas sentem-se motivados a transportar as cargas para o Centro de Distribuição e este, portanto, passa a contar, além de infraestrutura expandida, com ambiente mais humanizado.
Diferentemente do que acontecia no antigo depósito do grupo, situado
...