Cestão Do Conhecimento
Trabalho Universitário: Cestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: betheflavio • 7/11/2013 • 4.165 Palavras (17 Páginas) • 150 Visualizações
Definição de Gestão do conhecimento:
A gestão do conhecimento é considerada também como gestão do capital intelectual é o processo de um grupo que combina o domínio de conhecimento humano, ou seja, é movido por experiência adquiridas através de capacitações intelectuais, especificamente com objetivo de criar valor (mercado e cultura) é através da tecnologia da informação que gera a idealização de projetos e proposta no ambiente das empresas.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produto, e passa a investir capital no saber de seus colaboradores investindo capital no intelectual dos mesmos, por isso envolve o conhecimento ( tácito e explicito), pois com esse domínio a empresa utiliza-se domínio da experiência e seu maior capital é o próprio conhecimento. Sendo, o invisível passa ser registrado em manuais e específicos
A empresa deve se empenhar em uma boa política de recursos humanos, para que através dessas experiências aproveite a capacidade de cada colaborador O registro dessa tecnologia tem valorosa importância, pois torna fonte de pesquisa bibliográfica para quando o funcionário não fazer mais parte dessa empresa.
Segundo Elizabete Gomes: O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. CCEE DEZ 2002 ELIZABETE GOMES.
A autora ressalta que a GC parte da experiência da empresa e das pessoas que colaboram na organização, No entanto compreende-se que o plano antes de ser colocado em pratica na organização passa primeiro pelas idéias de seus contribuintes, por isso é louvável investir na capacitação dos mesmos, sendo que o maior capital da empresa é o conhecimento de seus colaboradores, ela ainda ressalta que os colaboradores da organização também se beneficiam do conhecimento adquirido na empresa.
A gestão da informação:
A Gestão do Capital Intelectual consiste em um processo de investigação, classificação, armazenamento, identificação, classificação processamento e disseminação das informações, independentemente de formato e meio em que se encontram seja em documentos físicos ou digitais. O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação (Zhang, 1988), mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... “Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele” (Zorrinho, 1995). A informação tornou-se uma necessidade crescente para qualquer setor das atividades. Humana e é-lhe indispensável mesmo que a sua procura não seja ordenada ou sistemática, mas resultante apenas de decisõescasuísticas e/ou intuitivas. Uma empresa em atividade é, por natureza, um sistema aberto e interativo suportado por uma rede de processos articulados, onde os canais de comunicação existentes dentro da empresa e entre esta e o seu meio envolvente são irrigados por informação. (WWW.ipv.pt/milenium.) 19.arq
Seguindo o raciocínio dos autores a informação provém de conhecimentos adquiridos através de articulações de saberes por meio da experiência, atividades físicas, visuais, digitais, arquivos teorias, mundo informatizado, meio de comunicações e outras variadas formas de adquirir conhecimento no mundo da informação.
Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Mas como empresas brasileiras encaram esse conceito e o traduzem em seu dia-a-dia? Pesquisa inédita realizada com executivos de grandes organizações mostra que há avanços nessa área, porém restam "territórios a ocupar". Artigo publicado na Revista HSM Management 42 janeiro-fevereiro 2004
Sabemos que a informação ainda tem pouca complexidade na evasão do mundo corporativista da realidade econômica e social, do mundo globalizado, na luta pela sobrevivência, os empreendedores buscam superar suas capacidades e do próprio mercado do trabalho na expectativa de gerar seu próprio sustento e custear suas necessidades primarias limitada por um mundo capitalista, onde poucos detêm o poder. Na busca de ampliar e expandir seu próprio negocio o empreendedor não pode se limitar apenas no conhecimento tradicional, equivocado, deve se empenhar mas busca da tecnologia do saber do avanço inovador, porém além da busca de inovações é necessário armazenar esse produto em arquivos virtuais, digitais de maneira acessíveis aos seus colaboradores usufruir desse instrumento.
QUESTÕES:
Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
R.- Alguns pontos podem ser considerados no intuito de reconhecer se uma instituição tem mesmo uma gestão voltada para o conhecimento. São eles:
estabelecimento de uma visão estratégica para o uso da informação e do conhecimento;
aquisição, criação e transferência de conhecimentos tácitos e explícitos;
promoção da criatividade, da inovação, da aprendizagem e educação contínua;
promoção de um contexto organizacional adequado.
saber identificar e disseminar o conhecimento já existente, o seu capital intelectual;
saber utilizar esse conhecimento já existente, aplicando-o com eficácia em seu negócio;
saber estimular a produção de novos conhecimentos;
saber identificar o momento em que os novos conhecimentos são produzidos;
saber utilizar o novo conhecimento, direcionando-o para o seu negócio, tornando-o essencial para o mesmo”.
B.- Como fazer como que toda os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
a) De conhecimento tácito em conhecimento tácito, chamado de socialização. Indivíduos podem adquirir conhecimento tácito através da observação, imitação, da prática ou da experiência.
b) De conhecimento tácito em conhecimento explícito, chamado de externalização. Metáforas,
...