China In Box
Exames: China In Box. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: decoluiz2002 • 21/6/2014 • 618 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
O CHINA IN BOX, maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina, começou com uma oportunidade percebida por Robinson Shiba, durante uma estadia nos Estados Unidos em 1986. Entregando pizzas e lavando pratos num restaurante chinês, ele percebeu a alta demanda por comida chinesa por parte dos consumidores, que, cada vez mais atarefados e com menos tempo, acostumaram-se a comer em pequenas caixas de papelão nas ruas. Nesse mercado, começaram a atuar diversas empresas de delivery de culinária oriental. Junto com uma caixinha, ele trouxe a ideia para o Brasil, vendo oportunidade no negócio ao apostar na comida chinesa, gostosa e quentinha, como uma alternativa à pizza, único produto que contava com o serviço de delivery disponível na época.
Em 1992, foi inaugurada a primeira loja no bairro de Moema, em São Paulo. O serviço era exclusivamente de entregas, sem funcionar como restaurante. Mas, ainda havia um problema: como incentivar os consumidores paulistas a consumirem aquela culinária tão diferente, já que naquela época havia o senso comum de que comida oriental não tinha um aspecto saudável, com fama de restaurantes e cozinhas sujas e alimentos de má qualidade.
Com isso, surgiu a primeira mudança organizacional, pois para evitar essa percepção, o CHINA IN BOX adotou um design em suas lojas que deixam suas cozinhas visíveis do lado de fora. Houve ainda o cuidado com o cardápio, com informações e fotos atrativas, pois, até então, eram comuns cardápios simples de pizzaria, sem imagens e pouco conteúdo. Criaram cardápios bem produzidos, onde colocava imagens de seus produtos, até mesmo de sua cozinha e destaques de promoções.
Após um estudo minucioso do ambiente externo, clientes e concorrência, foi possível fazer do CHINA IN BOX um diferencial, destacando-se dos outros restaurantes chineses em funcionamento na cidade de São Paulo. Além de ter se especializado apenas no serviço de entrega à domicílio (Delivery), trouxe dos Estados Unidos a embalagem box de papel, ao invés de utilizar as tradicionais marmitas; foi o primeiro restaurante a colocar vidros na cozinha para que os clientes pudessem observar a preparação dos alimentos e a limpeza; desenvolveu um folheto que utilizasse 4 cores e fotografias; inventou uma capa com a logomarca para as caixas de isopor que transportavam as refeições. Além de trazer pratos tradicionais, como o frango xadrez e o famosíssimo yakisoba, diretamente do Oriente para a mesa do consumidor brasileiro, o novo negócio mostrou como a culinária oriental podia ser saudável, nutritiva e muito, muito gostosa.
Com tantos diferenciais, a rede CHINA IN BOX começou a crescer e o fator liderança, dentro da organização, tornou-se fundamental para administrar os conflitos interpessoais que vieram a aparecer, principalmente quando a marca não teve êxito em sua 1ª experiência internacional na Argentina. O fracasso da investida foi a grave situação econômica do país, a paridade de um peso um dólar, além de erros de implantação do negócio em um mercado diferente (todos os funcionários eram brasileiros, não existiam parceiros argentinos) .
O fracasso ensinou a empresa a não repetir os erros e de certa forma ajudou a consolidar sua identidade, sua cultura organizacional. Hoje, o foco em delivery continua, mas, nos últimos três anos, a empresa acompanhou de perto a performance das lojas que atualizaram
...