Choque Mecanico
Casos: Choque Mecanico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alissondutra • 2/3/2015 • 935 Palavras (4 Páginas) • 1.113 Visualizações
2° SEMESTRE/2013
Sumário
Resumo 2
Introdução 3
Conservação do Momento Linear 4
• Materiais utilizados
• Coleta de dados
• Resultados
Primeira operação 8
• Análise de dados
Segunda operação 11
• Tratamento de dados
Conclusão 14
Referência Bibliográfica 15
Resumo
Este relatório tem como finalidade mostrar como ocorre o choque mecânico de duas maneiras, a primeira utilizou-se de esferas de massas iguais e na segunda, esferas com massas diferentes. Este experimento foi desenvolvido com a utilização de uma rampa.
Introdução
Objetivo
Verificar a conservação do momento linear.
Fundamentação teórica e metodologia aplicada
Choques mecânicos: Trata-se do estudo de colisões de corpos. Choques mecânicos acontecem quando dois ou mais corpos se encontram. Como exemplo básico pense no jogo de sinuca, o jogador bate na bola branca e a bola branca vai de encontro à outra bola e ao se encontrarem ocorre um choque mecânico. Não é difícil de entender choques, pois vemos todos os dias. Os choques são divididos em três categorias:
1- Choque perfeitamente elástico- conserva-se toda a energia dos corpos.
2- Choque parcialmente elástico – conserva –se parte da energia dos corpos.
3- Choque inelástico-não se conserva energia.
Exemplos: Pense duas bolas, com velocidade e em sentido contrários. Em um determinado momento elas vão se chocar. Se as bolas, após o choque, forem ao sentido contrario ao inicial (se afastando) o choque é elástico, e se as bolas, após o choque seguirem no mesmo sentido (juntas ou separadas) o choque é inelástico.
Método
Uma rampa será utilizada para imprimir velocidade à uma esfera, que irá colidir com outra devidamente colocada em repouso na cavidade da base da rampa, que consiste numa plataforma horizontal. Ao abandonarmos a esfera-projétil num ponto fixado na rampa, ela adquire velocidade e colide não frontalmente com a esfera-alvo e na saída da rampa as duas esferas serão lançadas horizontalmente, atingindo o solo ao mesmo tempo. Os pontos onde atingem o solo serão marcados no papel manilha com o auxílio do papel carbono.
As medidas das velocidades das esferas antes e depois do choque serão obtidos dividindo o alcance pelo tempo de queda.
Materiais utilizados: rampa de lançamento, três esferas de aço, balança, dois fios de prumo, trena, papel manilha, papel carbono.
Esquema experimental
Figura 1: Método utilizado para análise de colisão
Conservação do Momento Linear
MA x VA + MB x VB = mA x VA’ + mB x VB’
1ª Operação mA = mB
VA = VA’ + VB’
RA = RA’ + RB’
Coleta de dados
Foi realizado 5 lançamentos com a esfera A, sem a B. Após obtermos as medidas, traçamos uma reta média sobre esses pontos.
Com colisões foram feitos 5 lançamentos também e traçado uma reta media sobre os pontos encontrados.
• Colisão
Dados constatados após realização de experimento, onde a esfera A (RA’) foi deslocada 0, 325 m do seu ponto de origem e B (RB’) 0, 380 m.
• Velocidades
Medidas de velocidade encontradas pelo alcance dividido pelo tempo de queda.
• Deslocamento das esferas
Foi fixado o papel carbono acima do papel manilha, assim quando as esferas se chocam caem no chão marcando o papel manilha e após os 5 lançamentos foi medido com uma régua as distâncias obtidas.
Método Geométrico
RA’ = 0, 325 m
RB’ = 0, 380 m
RA = 0, 520 m
Diferenças
Módulo: 0, 055 metros.
Direção: 0°
Método Analítico
Coleta de Dados
Antes: RA = 0, 520 m
RB = 0 m
Depois: RA’ = 0, 325 m
RB’ = 0, 380 m
Eixo x
RA = RA’ x cos + RB’ x cos
RAx
...