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Ciencias Conatbeis Sociologia

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Por:   •  15/2/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

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Questão 1

As reflexões acerca das relações humanas em grupo nos remetem à Antiguidade, quando as primeiras tentativas de compreender os fenômenos sociais baseavam-se na imaginação e especulação míticas. No entanto, o estudo sistemático de caráter científico só foi desenvolvido a partir do século XIX configurando neste contexto duas escolas clássicas da Sociologia: a estrutural-funcionalista ou positivista e a histórico-crítica. Desta forma, com base nos estudos sobre o principal referencial teórico da escola histórico-crítica, analise e relacione o texto e o vídeo que segue (vide atalho indicativo) utilizando em sua argumentação, no mínimo, uma citação direta do livro didático (5.0 pontos). (Sua resposta deve ter de 15 a 25 linhas)

Se Os Tubarões Fossem Homens (Bertold Brecht)

Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais.

Eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias, cabíveis se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim que não morressem antes do tempo.

Para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres têm gosto melhor que os tristonhos.

Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. Aula principal seria naturalmente a formação moral dos peixinhos.

Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos. Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.

Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista e denunciaria imediatamente aos tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.

Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre sí a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros. As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que entre eles os peixinhos de outros tubarões existem gigantescas diferenças, eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro.

Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos Da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, havia belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nos quais se poderia brincar magnificamente.

Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.

A música seria tão bela, tão bela que os peixinhos sob seus acordes, a orquestra na frente entrariam em massa para as goelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos . Também haveria uma religião ali.

Se os tubarões fossem homens, ela ensinaria essa religião e só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida.

Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros.

Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos tubarões pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar e os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiro da construção de caixas e assim por diante.

Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

Fonte: http://resistir.info/brecht/tubaroes_homens.html

Atalho para vídeo: "MANIFESTATOON":

http://www.youtube.com/watch?v=EaVbYyky-Bw

Observando no texto, fica claro, a influência do Positivismo, pois mostra que o pensamento do grupo difere da visão individual, onde o estado de consciência coletiva não é como o estado de consciência individual.

Para verificar o caráter social, é necessário que sua origem esteja na coletividade e não naqueles que formam a sociedade. A exterioridade fato social é dada pela possibilidade de entendê-lo como objeto de observação, independentemente das ações dos indivíduos.

Para Durkheim, é a sociedade que pensa, deseja, sente, embora o faça sempre por meio dos indivíduos. Mas, estes são resultados diretos do que a é a sociedade. Nessa perspectiva, é importante ressaltar que:

Os fenômenos gerais são fenômenos sociais porque existem como fenômeno coletivo. E os fenômenos comuns nem sempre são caracterizados como coletivo, somente como gerais. O fenômeno está bem longe de existir no todo, pelo fato, de existir nas partes porque existe no todo.

Uma frase típica, usada por Durkheim para diferenciar os fenômenos coletivos dos gerais.

Do mesmo modo que a “dureza do bronze não figura nem no cobre, ne no estanho, nem no chumbo que serviram para formá-lo e que são corpos maleáveis ou flexíveis, figura na mistura por eles formada”(DURKHEIM, 1978, p. 25).

Com base nos estudos sobre o principal referencial teórico da escola histórico-crítica, desenvolva as seguintes questões:

Questão 2.

A Sociologia, apesar de reflexão comum desde o nascimento da Filosofia, constituiu-se como ciência apenas no século XIX. Estabelecidos objeto e método de análise, seu surgimento deu-se em meio a um contexto conturbado e de grandes transformações decorrentes das revoluções burguesas do século XVIII.

Na dimensão econômica a revolução industrial inglesa foi determinante para o conjunto de transformações em curso, já na dimensão política foi fundamental a revolução francesa. Ambas produziram conseqüências que influenciam nossas vidas até hoje. A partir do exposto resolva as seguintes questões:

a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a às Revoluções citadas e explicando o porquê destas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Sua resposta deve ter de 10 a 15 linhas) (1,5 pontos).

A obra de Karl Marx, se preocupou em explicar a instituição dos sujeitos, indivíduos e da sociedade, grupos sociais. Criticou a sociedade capitalista da sua época com base em contradições sociais e econômicas buscava o caminho para mudança, transformações e revoluções. Para alcançar seus objetivos de mostrar a realidade social fez o uso do método dialético e do materialismo histórico, verificava que todo sistema capitalista de produção é dialética onde contradições e conflitos eram marcantes nessa dinâmica ou seja riqueza contra pobreza, patrões contra operários ou seja as relações são contraditórias e desiguais.

Na abordagem da vida social desenvolveu o método denominado de materialismo histórico, por tratar das relações materiais que os homens desenvolvem para conseguir produzir os meios necessários para sobrevivência.

O seres humanos devem poder viver para poder fazer historia onde para viver é necessário antes de tudo, comer, beber, morar, vestir-se além de outras coisas. Desta forma, a produção da realidade material para garantir a reprodução da vida a cada dia é um processo dialético continuo em evolução.

b)Pesquise na internet, jornais ou revistas, evidências (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirmem algumas das consequências das revoluções industrial e francesa na atualidade e as reproduza (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). (Sua resposta deve ter de 15 a 25 linhas) Não esqueça de citar as fontes de pesquisa! (1,5 pontos).

Fonte: http://contramachismo.wordpress.com/2010

http://pedlowski.blogspot.com/2012/05/radicalidade-do-pensamento-de-karl-marx.ht ml

c)Relacione as evidências reproduzidas às revoluções estudadas. (Sua resposta deve ter de 10 a 15 linhas) (2.0 pontos)

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