Ciencias Contabeis
Artigos Científicos: Ciencias Contabeis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wellerman • 4/10/2013 • 1.417 Palavras (6 Páginas) • 335 Visualizações
A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno e globalizado, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos de contabilidade e administração para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), “a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes”.
No primeiro caso, as funções administrativas de planejar seus recursos, ver a necessidade do mercado, ter uma organização visando sempre na qualidade de seu produto e procurando sempre inovações para seus clientes, com preços acessíveis, assim a cada dia aumentando a as vendas e as produções como podemos ver no texto. Como o empresário Evaldo Oliveira diz: que descobriu no alumínio um negócio rentável. “Em 2004, tinha bastante lojas de 1,99, lojas populares que necessitava muito desse produto, então a gente resolveu montar a empresa para atender esse mercado e houve uma aceitação muito boa”, conta o empreendedor. Neste ponto o empresário Oliveira, viu uma parta se abrir, pois hoje é muito difícil ver o que o mercado necessita, com tanta precisão e autenticidade, provando que se houver um bom planejamento e uma boa liderança empresas darão passos à frente.
No segundo caso, ele utilizou de um bom planejamento do seu negocio, com sua experiência no mercado por ter trabalhado em multinacionais já tinha uma visão de liderança, planejamento e organização. O que fiz o seu negocio caminhar para frente, apesar de não ter capital inicial para montar sua empresa de cosméticos, ele planeja, organiza e investe no mesmo. A análise de Almeida mostra que, apesar de essencial, uma boa ideia não é suficiente para conseguir um financiamento com um banco. Fazer um planejamento dos negócios é de extrema relevância para trazer credibilidade e convencer o banco de que haverá rentabilidade.
A taxa básica de juros, definida pelo Banco Central, serve como referência para todos os juros cobrados no mercado. Quando ela cai, fica mais barato pegar dinheiro emprestado. Os juros baixos favorecem o crédito, que possibilita mais consumo. A procura por bens e serviços estimula novos investimentos por parte das empresas, que também se beneficiam dos juros baixos para comprar equipamentos e novas instalações. O aumento de produção exige ainda mais colaboradores, o que, de forma generalizada, reduz a taxa de desemprego. No sentido contrário, quando o governo aumenta a taxa básica de juros, freia a economia. Juros altos desestimulam consumo e investimento produtivo.
A taxa de câmbio o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. Em outras palavras, a taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referência do custo de uma determinada moeda em relação a outra qualquer. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia. O nível da taxa de câmbio também tem um impacto sobre o crescimento da economia devido à sua influência sobre o investimento e a produtividade. Uma apreciação da taxa de câmbio reduz o preço relativo dos bens de capital e estimula o investimento. Uma apreciação da taxa de câmbio também reduz a margem de lucro nas empresas, sobre tudo no setor produtor de bens comerciáveis, e desestimula o investimento.
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Podendo ser dividida em: Inflação de Demanda é quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada. Inflação de Custos é associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
A competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos ambientes empresariais exigem maior controle e planejamento de gestão, com eficiência e eficácia na realização de suas atividades. Para essa condição favorável, nortear todas as áreas da empresa é necessário adotar ferramentas, que possibilitam uma visão ampla e concreta da real situação gerencial. O controle interno consiste
...