Ciencias Contabeis
Trabalho Escolar: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: supervisoraKekel • 7/10/2013 • 4.723 Palavras (19 Páginas) • 336 Visualizações
CONTROLADORIA: UM ESTUDO NA CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Marcone
Profa. Ms. Luciene Santos Lima²
RESUMO
Este estudo mostrará um estudo na Controladoria da Caixa Econômica Federal, onde serão enfocadas suas principais funções e atividades deste departamento, observando sua missão e sua posição no organograma da instituição. Sabe-se que a Controladoria representa um órgão central de informações, tendo por .....
Para realizar esta pesquisa será utilizada a pesquisa exploratória, composta por pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, tendo como elementos de pesquisa livros, leis, normativos internos e material on-line dos sites oficiais da instituição em estudo.
Palavras-chave:
1 INTRODUÇÃO
O mercado mostra-se em um processo de evolução constante, tornando-se a cada dia mais dinâmico e atuante. A apresentação de novos produtos concorrentes leva as empresas a procurar aprimorar soluções que possam suavizar o impacto que esse processo impõe a todos, sob o risco de ficar fora do mercado e consequentemente, sob o risco da sobrevivência.
Diante desse quadro, é urgente a necessidade das empresas em antecipar produtos para o mercado, de forma que atendam da melhor maneira possível, o seu público alvo. No entanto, a velocidade no lançamento desses produtos no mercado, está levando as empresas a um processo ao qual etapas importantes, desde a elaboração, a qualificação do produto e a mensuração de resultados, estão sendo deixados de lado, visando apenas a participação como concorrente.
No decorrer das últimas décadas, tem-se observado também que a tendência está cada vez mais voltada para uma gestão empreendedora, apresentando a melhor qualidade com custos mais baixos, ao qual a mensuração do resultado apenas pôr índices físicos e qualitativos, torna-se insuficiente, pois deve ser incluído em sua avaliação, o benefício financeiro, comparado com o sacrifício da empresa para obtenção desse resultado.
Neste estudo foi abordado os aspectos mais relevantes, objetivando uma gestão pôr resultados, focado no sistema de gestão no modelo GECON, situação a qual será confrontado com o que está sendo utilizado pela empresa, no que diz respeito ao processo de planejamento, execução, controle operacional, tendo como estrutura a missão da empresa, e sua filosofia administrativa, através de um planejamento estratégico que tenha como foco a otimização do desempenho econômico da empresa.
Este estudo procurou apresentar um modelo de mensuração que possa acelerar o processo de desenvolvimento de produtos, de forma eficaz e com qualidade, se apresentando de forma que possa atender o mercado, cabendo tal papel a Controladoria.
Assim, o objetivo é explicitar o papel da Controladoria no desenvolvimento de produtos, buscando a identificação de modelos de mensuração e avaliação de modelos genéricos. Possuindo como objetivos específicos:
avaliar o produtos mencionados sob o aspecto da Controladoria;
aplicar os conceitos da Controladoria em situações específicas quando da apresentação desses produtos;
conhecer a filosofia do GECON e sua aplicabilidade na elaboração de produtos.
Para esse fim, foram tratados dois produtos da Caixa Econômica Federal, Poupança Pessoa Física e financiamento habitacional com recursos do SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. Pretendeu-se abordar os conceitos utilizados na Controladoria, de forma a relatar os aspectos mais importantes, face à teoria e ao que vem sendo colocado em prática, objetivando demonstrar os aspectos positivos e outros a desenvolver.
Para obtenção desse resultado, focamos a relevância que a Controladoria exerce na empresa, centralizando principalmente na capacitação dos gestores dos produtos para planejar, executar e controlar de forma mais adequada as atividades inerentes, no aspecto operacional, suporte e utilização de recursos para obtenção de resultados.
Para melhor visualização do processo, foi abordado quais os conceitos de Controladoria, que estão sendo utilizados na CAIXA, de forma que possamos, apresentar parâmetros que justifiquem a elaboração da pesquisa.
A pesquisa foi executada em três etapas distintas: uma etapa desenvolvida através de consulta Bibliográfica, bem como as fontes internas da CAIXA tais como Manuais Normativos, Especificação de Produtos e Sistemas, para a definição do Modelo de Gestão Econômica tal como é defendido pêlos seus autores e como o mesmo foi adaptado para ser implementado na CAIXA. Em seguida foi feita a análise dos dois produtos citados de forma a elaborar os seus modelos de mensuração e avaliação. Finalmente na última etapa, foi feita a avaliação da possibilidade de apresentação de modelos genéricos que auxiliem as áreas na elaboração, mensuração e avaliação dos produtos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Controladoria
Dentro das organizações os controles fazem parte do processo de gestão, os quais funcionam como instrumentos, que produzem informações interligas aos objetivos e metas da organização, fundamentais na tomada de decisão. Neste contexto surgiu a controladorias, que para Mosimann e Fisch (1999), tem a função integradora das demais áreas, coordenando esforços, para conseguir um resultado global superior ao resultado individual de cada área, utilizando os sistemas de informações, para auxiliar o controle e monitoramento das atividades exercidas.
Segundo Catelli (2001), a controladoria se apoia na Teoria da Contabilidade e numa visão multidisciplinar, se responsabilizando pela determinação de alicerces teóricos e conceituais necessários para construção, modelagem e manutenção de Modelo de Gestão Econômica e Sistemas de Informações, que atendam as necessidades informativas dos administradores durante o processo de gestão, ajudando-os a tomarem decisões corretas.
Assim, a unidade administrativa chamada de controladoria, tem por enfoque coordenar os sistemas de informações dentro da gestão, observando as diversidades destas, obtidas pelos controles existentes, gerando informações úteis, oportunas e fidedignas, de todas as transações ocorridas, que envolvam principalmente, seus elementos patrimoniais, bens, direitos e obrigações, que influenciaram nos resultados almejados pela gestão.
Em relação à
...