Ciencias Contabeis
Ensaios: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leojack • 21/4/2013 • 911 Palavras (4 Páginas) • 748 Visualizações
Questão 1: Nota: Insuficiente
O governo através da política fiscal arrecada impostos, e através da política de gastos ele realiza diversas despesas. As despesas correntes, ou despesas de custeio representam os gastos realizados com o objetivo de manter a máquina governamental funcionando. Podemos dividir estas despesas em:
Alternativas
1 - Consumo do governo, Pagamento de Royalties, Juros e Subsídios.
2 - Cobrança de Impostos, Transferências, Juros e Subsídios.
3 - Consumo do governo, Transferências, Juros e Subsídios.
4 - Investimento do governo, Transferências, Juros e Subsídios
5 - Consumo do governo, Transferências, Arrecadação tributária e Subsídios
Sua resposta
2 - Cobrança de Impostos, Transferências, Juros e Subsídios.
Resposta gabarito
Consumo do governo, Transferências, Juros e Subsídios.
Comentário do gabarito
Alternativa C: Conforme Lanzana (2002), podemos dividir estas despesas em consumo do governo que corresponde ao pagamento dos funcionários públicos, e outras despesas necessárias à manutenção do aparato público, como, por exemplo, energia elétrica, materiais, entre outros. Ainda,Transferências que se refere às despesas efetuadas pelo setor público e destinadas ao setor privado, sem a contraprestação de serviços ou fornecimento de bens, como a assistência e previdência social. Juros, tanto relativo à dívida interna como à dívida externa. Os juros relativos à dívida externa referem-se somente à dívida pública, uma vez que a dívida externa é composta pelo setor privado e público. Também os Subsídios, que correspondem aos gastos do governo com o objetivo de garantir ao consumidor preços inferiores ao custo de produção.
Questão 2: Nota: Excelente
Existem diferentes formas de medição do PIB. Quando consideramos a diferença entre Produto Interno Bruto a preços de mercado e Produto Interno Bruto a custo de fatores, esta diferença esta no fato de que:
Alternativas
1 - Para calcular o primeiro nós computamos os impostos indiretos e subtraímos os subsídios.
2 - Para calcular o segundo nós computamos os impostos indiretos e subtraímos os subsídios.
3 - Para calcular o primeiro nós subtraindo-se os impostos indiretos e somando-se os subsídios.
4 - Para obter o primeiro nós somamos o Produto Interno Líquido a custo de fatores menos a renda enviada ao exterior, mais a renda recebida do exterior.
5 - Para obter o primeiro nós somamos o Produto Interno Líquido a custo de fatores e descontamos a inflação do período.
Sua resposta
1 - Para calcular o primeiro nós computamos os impostos indiretos e subtraímos os subsídios.
Resposta gabarito
Para calcular o primeiro nós computamos os impostos indiretos e subtraímos os subsídios.
Comentário do gabarito
Alternativa A: Produto interno Bruto a preço de mercado: Consiste na somatória dos valores monetários dos bens e serviços finais, computando-se os impostos indiretos e subtraindo-se os subsídios. Entende-se o subsídio estímulos que visam diminuir o custo de produção de um bem ou de um produto.
Questão 3: Nota: Insuficiente
Par atuar com a política fiscal o pode criar leis determinando os impostos, taxas e contribuições que existirão na economia. Porém, para fazer isto ele deve seguir alguns preceitos constitucionais. Um destes princípios é o da anterioridade que:
Alternativas
1 - Um imposto só pode ser criado caso o governo observe a capacidade de pagamento dos cidadãos.
2 - A implementação de uma medida tributária só pode ocorrer a partir do ano seguinte ao de sua aprovação pelo Congresso Nacional;
3 - Um imposto só pode ser criado caso haja uma vinculação para seu uso.
4 - A implementação de uma medida tributária só pode ocorrer se o governo se comprometer a dividir a receita do mesmo entre os estados e municípios através do FPM e FPE.
5 - Um imposto só pode ser criado depois de ser aprovado pelo Congresso Nacional
...