Ciencias Contabeis
Exames: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wedja • 6/5/2013 • 429 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
contexto empresarial Como o nome diz, o capital social é o montante principal para se constituir e iniciar as atividades de uma empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado ele provém baseado em um plano de negócio elaborado pelos interessados previamente, ele é o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação em bens, direitos e dinheiro dos sócios ou acionistas das empresas, já o capital de terceiro é aquele que não é próprio, ou seja, ele é o conjunto de pessoas externas de entidade e fornecedoras, credores, outras contas e tributos, ele representa recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível. O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a uma entidade ele possuis aspectos qualitativos que entende-se que são a natureza dos elementos que o compões como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques, materiais e mercadorias e também possui aspectos quantitativos que refere-se a expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma uma posição sobre o que seja valor. Os bens são classificados como aquilo que lhe pertence, que satisfaz uma necessidade, eles são divididos em bens móveis que temos como exemplo computador, mesa cadeira e bens imóveis que são terreno, prédio, pode ser classificados também como tangíveis que é tudo aquilo que posso pegar e ver como cadeira, mesa e intangíveis que é classificado como aquilo que não posso pegar como o nome de uma marca exemplo COCA-COLA. Os direitos são todos os valores que a empresa tem a receber, pois se vendo algo a prazo o meu direito será receber, já as obrigações é tudo aquilo que a empresa tem a pagar como imposto, fornecedor, financiamento.
Para Francisco D’ Auria a contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções e orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica. Para Hendriksen a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos, já Fayol considera que além das informações contábeis serem úteis elas devem se comunicar a qualquer momento.
...