Ciencias Contabeis
Trabalho Escolar: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mg1234gromann • 22/5/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: SEGUNDO SEMESTRE
Disciplina: METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS
Professora: Dra. Dionise Magna Juchem
Acadêmico (a): Aline Cremonini RGM: 103.4526
Pólo: Trindade do Sul Data: 23.10.2013
Atividade 7
Após a leitura do texto da apostila, responda as questões:
1. O que você entende por argumentar.
O texto argumentativo está diretamente relacionado com o ponto de vista do autor, para um texto ter cunho argumentativo é preciso saber explicitar, exemplificar, enumerar e comparar as ideias propostas pelo autor ou pesquisador a fim de organizar sistematicamente os conteúdos e temáticas propostas no próprio texto.
Para exercer a cidadania, é preciso saber ARGUMENTAR, assim, argumentar significa refletir sobre o que era objeto de certeza do pensamento ao ser destacado o que é submetível a debate.
Argumentar é desenvolver organizadamente um raciocínio, uma ideia, uma opinião, um ponto de vista ou uma convicção, de forma a influenciar, a convencer e a persuadir um auditório ou leitor.
2. O que é resenha e quais os tipos de resenha utilizados em estudos científicos. Máx. 15 linhas. (Ativ. 7 valor: até 1,25 pontos).
Resenha: (do latim: "resignare": relatar minuciosamente).
Resenhar livro, artigo científico, peça de teatro, exposição, evento, jogos esportivos ou escrever uma crítica de cinema é informar sobre elementos relevantes de conteúdo, forma e contexto, para que o leitor possa avaliar a importância ou interesse de procurar o objeto original.
A resenha é uma notícia sobre seu objeto, que vai além do seu conteúdo, diferentemente do resumo, sendo obra de legítima criação do resenhador, quando for crítica ou acadêmica.
Os tipos de resenhas utilizados em estudos científicos é a Resenha Descritiva e Resenha Crítica, em que ambas possui uma sistematização que precisa ser observada no momento de sua elaboração e esquematização.
A Resenha Descritiva é apresentada sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhista.
Já a Resenha Crítica formula julgamento sobre o texto, contendo apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou. É a mais indicada para trabalhos acadêmicos, justamente por propiciar o desenvolvimento da argumentação e da reflexão, contribuindo para o exercício autônomo dos discentes, com vistas a gerar um pensamento crítico do lido, ouvido ou visto.
...