Ciencias Contabeis
Ensaios: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CELIOUNOPAR • 13/3/2015 • 1.641 Palavras (7 Páginas) • 266 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
2.1 A IMPORTANCIA DAS FUNÇOES AMINISTRATIVAS..................................... 04
2.1.1 INTERFERENCIA DAS MACROECONOMIA................................................... 05
2.1.1 INTERFERENCIA DAS MACROECONOMIA.................................................. 06
2.1.2 A IMPORTANCIA DO CONTROLE CONTABIL SOBRE O PATRIMONIO DAS EMPRESAS...................................................................................................... 06
2.1.2 A IMPORTANCIA DO CONTROLE CONTABIL SOBRE O PATRIMONIO DAS EMPRESAS ......................................................................................................07
2.1.3 REFLEÇÕES DO TEXTO
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 08
4 REFERÊNCIAS....................................................................................................... 08
1 INTRODUÇÃO
O assunto deste trabalho tem como objetivo a ampliar nossos conhecimentos, falando do contexto empresarial, demonstrar que não basta somente ter uma boa ideia, mas e preciso explorar as funções administrativas e ter habilidades na área empresarial.
Baseado em duas reportagens que nos demostra dois empresários de ramos diferentes que conseguiram levar em frente suas ideias, tendo como base uma boa estratégia, não apenas pela afinidade com o produto, mas observando o mercado e as interferências macroeconômicas, dando importância as funções administrativas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A importância das funções administrativas
Para que as empresas possam permanecer no mercado e serem competitivas, e preciso que sejam bem administradas e que essa administração seja exercida de modo eficiente, vimos dois casos de empresários em ramos diferentes um no ramo de cosméticos e outro no ramo de alumínio. Podemos ver a importância das funções básicas da administração que são: Planejamento, Organização, Liderança e Controle. (Fundamentos da Administração Monica Maria Silva).
O planejamento é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazer da melhor forma. A organização são os processos internos de toda empresa, organizar é também saber seguir o planejamento corretamente atribuindo tarefas e certamente agrupando-as em departamentos específicos. A liderança significa criar uma cultura compartilhada e criar valores, comunicar metas aos funcionários por toda organização e infundir nesses funcionários o desejo de desempenhar um nível mais alto. E com controle, envolve o monitoramento das tarefas de maneira a manter a organização no caminho proposto e em direção as metas estabelecidas.
As quatro funções administrativas foram muito importantes para as empresas de alumínio e cosméticos, porque viram a oportunidade no mercado, incorporação de recursos nas estruturas, contratação de funcionários, investimentos em marketing, legalizando as empresas na formalidade, organizando os funcionários e acompanhando de perto as produções. Houve uma dinamização do pessoal e de produção, dando instrução, motivação com direção.
2.1.1 As Interferências das variáveis macroeconômicas nas atividades empresariais tais como:
Taxas de juros: Cobrada para empréstimo de dinheiro, e seu valor expressa o custo do dinheiro no mercado. É um ganho para quem empresta e uma despesa pra quem toma emprestado. A principio os juros não influenciaram na abertura da empresa no ramo de alumínio, pois foi investimento próprio porem a empresa no ramo de cosméticos obteve um empréstimo junto ao banco, sofrendo carga de juros.
Quando se discutem os problemas macroeconômicos do Brasil, frequentemente surge o diagnóstico que causa uma grande preocupação que é a alta taxa de juros. Basicamente, vamos falar sobre quatro parâmetros pelos quais os juros altos prejudicariam a economia das duas empresas:
1º Aumento da capacidade produtiva. Ao final do processo, a economia não cresce e cria-se um círculo vicioso: a baixa oferta provoca mais inflação, que faz os juros subirem mais, que inibe novos investimentos, o que, ao final, leva a taxas de investimento mais baixas.
2º Os juros altos também desestimulam o consumo, porque tornam o consumo presente (em contraposição ao consumo futuro) muito caro. O indivíduo passa a considerar mais seriamente a hipótese de consumir menos hoje e utilizar os recursos poupados (acrescidos dos juros) para consumir mais no futuro. Sem ter consumidores, os empresários decidem reduzir sua produção, e diminuem as contratações. Mais gente sem emprego significa menos consumo, e o círculo vicioso se perpetuaria.
3º Em situações favoráveis no mercado internacional, os juros altos apreciam a taxa de câmbio porque tornam aplicações em títulos brasileiros mais atraentes. A taxa de câmbio apreciada reduziria a competitividade da indústria nacional, prejudicando nossas exportações e emprego.
4º Os juros altos aumentam o custo da dívida. O governo tem então de desviar cada vez mais recursos do orçamento para pagar a dívida, deixando de realizar gastos considerados mais produtivos, seja investindo em infraestrutura.
Taxa de inflação: A inflação representa o crescimento contínuo e generalizado dos preços dos bens e é calculada como a taxa de variação.
Ela provoca uma série de deformação na economia. Os prazos das aplicações financeiras são reduzidos fazendo desaparecer os recursos para financiar os investimentos, dificultado qualquer planejamento empresarial que não seja em curtíssimo prazo. Em tempos
...