Ciencias Sociais
Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/9/2013 • 819 Palavras (4 Páginas) • 1.748 Visualizações
1 A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)
A partir do século XV, a Europa viveu uma transformação na forma de conceber a existência humana e ver o universo, que propiciou o surgimento de formas de pensar pautadas na razão. O homem deixa de considerar sua existência como predestinação e desenvolve um conhecimento racional. A transformação na esfera do pensamento é acompanhada de crise no modo de organização social da época, o feudalismo. Inicia-se uma nova era não só para a organização do trabalho, o conhecimento humano também sofre modificações.
2-O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?
Com o crescimento da importancia da burguesia na economia dos reinos devido as atividades comerciais por essa classe praticada, os monarcas passaram a apoiar tais atividades econômicas, pois ofereciam mobilidade e circulação maior de capitais, ao contrário do feudalismo dos nobres. Então a burguesia sentia a necessidade de apoiar a centralização do poder nas mãos dos reis para diminuir o poder dos senhores feudais e o rei sentia a necessidade de apoiar a burguesia, pois suas atividades econômicas favoreciam o crescimento dos reinos.
a burguesia estava longe de ser uma classe revolucionária, para além do papel que as atividades econômicas teve como solventes o modo de produção feudal. Em vez disso foi um fator chave no surgimento das monarquias, das quais ele era o principal apoio financeiro através do imposto é um dos principais extrações (juntamente com a baixa nobreza) de recrutamento a burocracia. Em grande parte da Europa, houve uma grande acomodação para a burguesia para o desenvolvimento econômico, social e político do Antigo Regime
3-Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
Pois o Renascimento expressa compreensão da vida social como resultante das condições políticas e economicas, assim desvalorizando a fé.
4 A partir do século XV, o Renascimento possiblitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:
-O pensamento social do Renascimento se expressa na criação imaginária de mundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, que tal sociedade seria construída pelos homens com sua ação e não pela crença ou pela fé, ou seja, apoiava-se a ciência.
Conteudo 4 questão 2
ENADE 2004
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos."
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
4-A Revolução Industrial provocou mudanças profundas na sociedade resultante da movimentação maciça dos trabalhadores rurais para as cidades. Quais são as consequência deste processo de urbanização?
Surgiram problemas sociais inerentes à Revolução Industrial, como: aumento da prostituição, suicídio, infanticídio, alcoolismo, criminalidade, violência, doenças epidêmicas, favelas, poluição, migração desordenada.
Embora a desigualdade social sempre tenha existido ao longo da história da humanidade, os problemas acima expostos são maximizados na sociedade moderna, tornando a vida em sociedade complexa
Conteúdo 5 questão 1- O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:
Karl Marx demonstra que nos diferentes períodos históricos o processo produtivo sempre foi organizado com base na exploração de uma classe sobre a outra.
Questão2
Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominação. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contém os três tipos de poder e de dominação:
Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta, assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular.Weber definiu as dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado.
...