Ciencias Sociais
Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Samparod • 14/11/2013 • 479 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Aspectos pedagógicos (relação ensino/aprendizagem – relação com conteúdos disciplinares);
- O filme mostra a divisão técnica do trabalho, que é diferente da divisão social do trabalho. A divisão social é uma característica da sociedade, onde cada indivíduo pertence a uma divisão na qual realiza um tipo de atividade. A divisão técnica do trabalho diminui a habilitação do
trabalhador. O trabalhador fica alienado porque perde a habilidade de conhecimento de um todo e passa a não conhecer a produção completa do bem. Não há mais a qualificação e sim a especialização, onde muitas vezes ao trabalhador não é dado nem mesmo o direito de saber o que fabrica e para quê serve.
- A perseguição do lucro econômico criado pelo capitalismo é mostrada quando a mulher de Massa o abandona por ser contra o movimento revolucionário e afirma que um dia teria um caso de vison. Mostra a base motivacional do trabalho assalariado. O capitalismo convenceu as pessoas de que sua realização estaria nos bens econômicos e não em outros bens não econômicos, como se acreditava no período pré-capitalista.
- A resistência, oposição e conflito contra esse novo sistema de produção proporcionou a formação de grupos como os estudantes e os sindicatos.
- O grande desafio da administração então era domar o indomável, ou seja, controlar o recurso humano que diferentemente da máquina, trazia consigo costumes, hábitos, tradições, etc.
- Métodos que foram criados na tentativa de sanar o problema de disciplina, como a demissão e ameaça de demissão também são mostrados no filme. Outros métodos como incentivo (pagamento por resultados, etc) também foram usados na tentativa de motivar o
trabalhador e assim aumentar sua produtividade.
- A questão das metas de produtividade mostra o conflito criado a partir da perda do acesso à propriedade produtiva e independente dos meios de subsistência e a tendência do trabalhador a se submeter a um mercado de trabalho onde havia a imposição de um aumento da produtividade sem que tenha sido acompanhado do acréscimo salarial.
• Mensagem do filme;
- A mensagem pode ser vista definida na última cena quando Lulu conversa com seus companheiros e conta o sonho que teve sobre a queda do “muro”. Agora ele pensa por si, se humanizou, não é mais apenas uma “peça” do maquinário da fábrica. Ele compartilha então com os demais o sonho de que um dia o muro cairá e possibilitará que saiam do inferno imposto pelo capital e cheguem ao paraíso livre da escravidão do casaco de vison. Este é o processo da formação da consciência do trabalhador
• Conclusão (comentário do aluno).
- Podemos concluir que o conflito é o que traz a resposta para os problemas. Partindo de um conflito buscaram-se soluções e a negociação trouxe melhorias nas condições de trabalho dos operários. Além de refletir nas condições de trabalho, também se vê o resultado dos conflitos refletido em Lulu. Ele agora é outra pessoa, ciente do mundo que o cerca.
...