Ciencias Sociais
Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ledacarla • 23/2/2014 • 2.074 Palavras (9 Páginas) • 280 Visualizações
ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS
ETAPA 1
PASSO 1
Cultura Indivíduo e Sociedade
Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).
Indivíduo é o exemplar de uma espécie qualquer, orgânica ou inorgânica, que constitui uma unidade distinta,ou seja, cada um dos componentes de uma espécie.
Sociedade: Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Fischer).
A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham ideias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas.
PASSO 3
Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo dos tempos de tal modo nos indivíduos que passam a serem considerados comportamentos naturais. Por hora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade compreendendo inúmeros fatores ligados ao comportamento dos indivíduos. Mas entre os fatores comportamentais que difere uma sociedade há sempre fatores em comum entre eles.
O indivíduo pode ser visto como o ser que compõem a sociedade e que cria a cultura. O indivíduo carrega com sigo mesmo uma maneira de pensar, agir e se comportar única, apesar de ter alguns aspectos comuns os seres como já falado são diferentes uns dos outros, por isso se distinguem na sociedade. Quanto mais perfeita for sua condição melhor será sua interação na sociedade. Entretanto, a constante mudança que o âmbito social vem sofrendo, faz que nós seres pensantes nos ajustemos de forma continua a suas mudanças. Nenhuma sociedade é capaz de sobreviver sem modificações, à simples busca por respostas em problemas diários podem trazer uma mudança de pensamento, de visão. O indivíduo apresenta um papel duplo diante da sociedade como: indivíduo e como unidade social, o que nós faz refletir sobre muitos problemas sociais . O indivíduo como unidade social segue sua cultura, vive dentro de um padrão de normas e leis a serem seguidas, que são necessários para organização.
A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham ideias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas.
Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o individuo, sendo o ser humano um produto da interação social. Esta claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia .Todos nós nascemos dentro de um grupo este nos dotará os mesmos traços sociais ali existentes .Chegamos a conclusão que ao nascermos, possuímos apenas potencialidades para nos tornarmos humanos. A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria .O processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que a cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade – incluindo conhecimento, crenças, arte, moral, costumes e outras capacidades hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedade.
As Ciências Sociais têm por seu objetivo estudar o ser humano no convívio social e suas reações comportamentais diante da sociedade em que vive. O homem sofre em seu percurso influencias culturais, sociais e individuais. Influencias estas que concretizam o ser em sua capacidade neurológica de raciocínio, comportamento, valores éticos, morais e sócio culturais. Ralph Linton cita em sua tese as definições de indivíduo, cultura e sociedade, concluído que estas características se entrelaçam, formando o ser sociável que hoje somos.
* Evolução e superação de novas conquistas profissionais. A mulher no mercado de trabalho. Estamos numa nova realidade onde existem muitas vagas no mercado de trabalho a serem preenchidas, é claro que para candidatos com perfil e qualificação, e se pode incluir, perfeitamente, a mulher nesta nova realidade. A cultura machista que visualizava a mulher apenas como dona de casa já foi ultrapassada e hoje ela é vista conquistando muitos espaços, representando uma superação nas novas conquistas profissionais.
* Desigualdade Social. Entre os fatores que vem gerado muito estudo está à forma desigual de tratamento de um indivíduo para o outro, os seres são de fato uns diferente dos outros, mas visto de uma maneira em defesa dos direitos humanos todos devem ser tratados de maneira igual, existem nestes fatos algumas características que fazem a diferença de um ser ao outro.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de
Sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006
PASSO 4
Este trabalho científico visa compreender as definições de cultura, indivíduo e sociedade, bem como refletir e problematizar sobre as concepções da Sociologia no cotidiano. E ainda, entender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, analisar [criticamente] a questão da estrutura social e de seu controle. Vamos investigar como acontece a interação social do indivíduo, bem como
...