Ciencias Sociais
Trabalho Universitário: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taryan • 18/9/2014 • 320 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Resumo
Pode se dizer que as ciências Sociais englobam disciplinas que estudam as sociedades humanas,sua cultura e especificidades.É o filosofo grego Aristóteles,que viveu no século IV a.C uma definição que apesar de imperfeita para os tempos modernos,ainda mantém uma força singular:o homem é um animal político ,incapaz de viver sozinho.E a convivência com os outros leva a muitas indagações,o que dá origem as diferenças,as crises,SOS conflitos,assim como a organização desses grupos sociais e a criação de instituições bem sucedidas,ela estuda essas questões dentro de uma visão multidimensional que engloba aspectos econômicos,políticos,espaciais,ambientais e sociais.
Ao diagnosticá-los ou interpretá-los, geram explicações que servem de base para pensar em mudanças quando necessárias ou compreender as vantagens do que já existe.
Introdução
A palavra cultura sendo latim colere, que significa culturas sendo Taylor e cultura é uma manifestação artificial que emerge na humanidade como necessidade para vicejá-lo da civilização. O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos concretos (obras de arte, escritos, ferramentas).
Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade uma vez que a cultura simbólica é externamente frágil.
A principal característica da cultura é chamada mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudanças de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica.
Alem disso a cultura é mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam a geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo em incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo os esforços das novas gerações.
...