Ciencias Socias
Monografias: Ciencias Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cazinha • 25/10/2014 • 2.712 Palavras (11 Páginas) • 339 Visualizações
INTRODUÇÃO
A sociologia surgiu graças a grande necessidade de investigar e compreender os fenômenos sociais. A revolução industrial reestruturou a sociedade trazendo crises e problemas novos que precisavam de soluções. Com o surgimento de uma ciência, foi preciso encontrar novas formas de investigação. Neste trabalho teremos a oportunidade conhecer os conceitos sobre cultura, individuo e sociedade esua relação, abordaremos também a questão do trabalho, consumo e sociedade, além das divergências entre as classes sociais e a importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro.
1. CONCEITO CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
CULTURA –O termo cultura não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano valem-se dele, embora seja outra a conotação. Ao buscarmos o significado amplo de cultura no dicionário Aurélio obtivemos o seguinte conceito:
Cultura é a Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; cultivo: a cultura das flores. Desenvolvimento de certas espécies microbianas: caldo de cultura. Terreno cultivado: a extensão das culturas. Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras. Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. Criação de certos animais: a cultura de abelhas. Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura. Sociologia Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística. Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. Apuro, elegância: a cultura do estilo. Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas considerado fora das distinções de estrutura social, e difundido em seu seio por meio de técnicas industriais. Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados(FERREIRA; AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA , 1999, p. 591).
Muitas vezes a palavra cultura pode ser empregada para indicar o nível de educação, instrução e desenvolvimento do indivíduo. Dessa maneira o individuo “culto” é aquele que tem domínio do campo intelectual e “inculto” o que não obteve instrução. Sociólogos referem-se à cultura como aspectos da sociedade humana que são antes aprendidos do que herdados. Segundo Giddens (2005) a cultura de uma sociedade compreende tanto aspectos intangíveis, que são as crenças, as ideias e os valores que formam o conteúdo da cultura, como também aspectos tangíveis que são os objetos, os símbolos ou a tecnologia que representam esse conteúdo.
Desde o final do século passado os antropólogos vem elaborando inúmeros conceitos sobre cultura, e ainda não chegamos a um significado exato do termo. Edward B. Taylor (1871) diz que “Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte , a amoral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquirido pelo homem como membro da sociedade.” Ralph Linton (1936) atribui dois sentidos ao termo cultura: um geral, significando “a herança social total da humanidade” e outro específico referindo-se “a uma determinada variante da herança social”.
Para Felix M. Keesing (1958) a cultura é “comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou, ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social” (1961:49). Podemos assim dizer que cultura consiste numa série de coisas reais que podem ser observáveis, ser examinadas num contexto extra-somático.
INDIVÍDUO – O termo “Individuo” vem do Latim “INDIVIDUM” = corpo indivisível, ou que não pode ser dividido. São pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais totalmente desiguais, mas que conseguem conviver entre si, ou no próprio meio em que vivem, apesar das grandes desigualdades financeiras existentes.
Segundo o dicionário de filosofia o indivíduo: alguém que se autodetermina segundo seu pensar e sua vontade; alguém autônomo e soberano. Para Villela (2010), em um artigo no seu blog recantodasletras.com, o autor descreve o significado de individuo da seguinte forma:
“Significa tudo que forma, ou constitui, uma Unidade que não pode ser dividida, pois, se tal ocorrer, deixará de ter a característica fundamente (a integridade) que a caracteriza como tal. É um “Objeto Simples (não no sentido de complexidade)”; ou seja, inteiro, sem partes descartáveis ou substituíveis. Será sempre “um” e nunca “duas metades”, “quatro quartos” etc. Ademais é aquilo que pode ser “contado”, notado, ou percebido como diferente das outras Coisas que o rodeiam. Algo que tem características só suas, que o diferenciam dos demais”.( VILLELA, 2010).
SOCIEDADE – Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim Societas, que significa “associação amistosa com os outros”. As sociedades humanas são objeto de estudo da sociologia e da antropologia. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesse conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.
Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupação mútuas direcionadas a um objetivo comum. Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupações mútuas direcionadas a um objetivo comum.O termo sociedade também pode se referir a um sistema institucional formado por sócios que participam no capital de uma empresa, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade por cotas, etc. Nesta vertente de negócios, uma sociedade é um contrato pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício em comum de certa atividade econômica, a fim de repartirem os lucros resultantes dessa atividade. Um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas
...