Circo De Soler
Artigo: Circo De Soler. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catri • 29/3/2014 • 2.211 Palavras (9 Páginas) • 440 Visualizações
Surgimento dos Limites:
O Calculo é utilizado pela manipulação e quantidades muito pequenas. Historicamente, o primeiro método de utilizá-lo era pela infinitesimais ou” infinitamente pequenos”. Na linha numérica, isso seria locais onde não é zero, mas possui “zero” de distância de zero. Nenhum numero diferente de zero é um infinitesimal. Deste ponto de vista o cálculo é uma coleção de técnicas para manipular o infinitesimais. Mas Tal pensamento foi ignorado no século XIX porque era muito difícil ter a noção precisa de uma infinitésimas. Entretanto, o conceito foi reutilizado no século XX com a introdução da análise não padronizada , a qual propiciou fundamentos sólidos para a manipulação de infinitesimais.
No século XIX as infinitesimais foram substituídas pelos limites. Limites descrevem o valor de uma função em um certo ponto em termos de valores de pontos próximos. Eles capturam o comportamento numérico em baixa escala, como as infinitesimais, mas utilizando números ordinários, Deste ponto de vista, cálculo é uma coleção de técnicas para a manipulação de certos limites. As infinitesimais foram substituídas por números muito pequenos, e o comportamento infinitamente pequeno da função é encontrado pelo limite de números cada vez menores. Limites são fáceis de serem colocados em fundações rigorosas e, por esse motivo, são a abordagem padrão para o cálculo.
Limite
Em matemática, o conceito de limite é usado para descrever o comportamento de uma função á medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, á medida que da sequência vai crescendo, i, e tende ao infinito. Os limites são usados no cálculo diferencial e em outras áreas matemáticas para definir derivadas e as funções.
Limites
Seja Y= f(x), uma função definida no intervalo |e “a” um ponto de|
y. y = f (x)
b
a x
Vemos que quando x tende a a , f(x) tende a b . Dizemos nesse casso que b é o limite de f (x) para x tendendo a a.
Indicamos LIM f (x) = b
x a
Exemplo: seja f (x) =2x e calculemos o limite de f (x) para x tendendo a 1
X , 1,1 1,01 1,001 1,0001 ....... 1
f (x), 2,2 2,02 2,002 2,0002 .......... 2
1
x , 0.9 0,99 0,999 0,9999............ 1
f (x), 1,8 1,98 1,998 1,9998........ 2
Lim f(x) = LIM(2x)=2
X 1 X 1
Observação: No cálculo do limite de uma função o que interessa é o conjunto de valores que f (x) assume numa determinada reduzida de a e a valor particular de f (x) no ponto x=a.
O fato de uma função não estar definida no ponto x=a, não significa que não existe o limite de f(x) para x tendendo a a.
x²-4
x-2
Exemplo: Seja: f(x)=
E calculemos o limite de f(x) x=2
2²-4
2-2
0
0
Para x=2 f(2)=
F(x) não está definido no x=2
lim f(x) = lim x²-4
x2 x2 x-2
lim (x+2) (x-2) , como x=2 (x-2) = 0 , temos: lim (x+4) = 4
x-2 x2
Definição1:
Se f(x) tende a b, quando x tende a a por valores inferiores, a a, dizemos que b é o limite a esquerda de f(x) para x tendendo a a.
Indicamos: lim f(x)= b
xa
y
b
a x
Definição2:
Se f(x) tende a b, quando x tende a a por valores superiores a dizemos que b é o lim a direita de f(x) para x tendendo a a.
Indicamos: lim f(x) = b
xa
y
b
a x
Limites laterais:
Quando o seu argumento se aproxima de um determinado valor em uma certa direção.
Exemplo:
Se x se aproxima de a através de valores maiores que a ou direita escrevemos:
Lim f(x)
x a+
Se x aproxima de a através de valores menores que a ou pela sua esquerda, escrevemos:
Lim f(x)
xa-
Teoremas:
1º) Teorema da existência.
Se a é um ponto interno do domínio de f(x), a condição
...