Cisalhamento Direto - Solos
Exames: Cisalhamento Direto - Solos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/11/2013 • 517 Palavras (3 Páginas) • 1.115 Visualizações
INTRODUÇÃO
A mecânica dos solos é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia. Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo, as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos.
Todos os materiais existentes na natureza se deformam, quando submetidos à esforços. No solo, a sua característica multifásica lhe confere um comportamento tensão-deformação próprio, o qual normalmente depende do tempo. Um esforço de compressão aplicado a um solo fará com que ele varie seu volume.
O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de solo pouco espesso, geralmente prismático e de seção quadrada ou circular. e de pequena espessura.
Este ensaio é geralmente drenado e é mais aplicado ao estudo da resistência ao cisalhamento de solos com estratificações ou xistosidades definidas, ou quando se quer avaliar a resistência entre contatos de diferentes materiais. Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao cisalhamento dos solos. Exemplos típicos são os problemas de estabilidade de aterros e de cortes, empuxos sobre muros de arrimo, capacidade de carga de sapatas e de estacas.
MATERIAL E MÉTODOS
O Experimento foi realizado no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, no laboratório, pelos alunos do sexto período de Engenharia Civil.
Com a amostra de solo no formato prismático, colocasse em uma célula de carga, parafusada a uma plataforma, para posterior giro do solo.
Na base e no topo do corpo de prova são colocadas pedras porosas para permitirem livre drenagem de água durante o ensaio.
A amostra de solo é colocada em uma caixa dividida ao meio. O corpo de prova é carregado inicialmente com uma força N, que corresponde a uma tensão normal na seção de área S.
A metade inferior do ensaio permanece fixa, enquanto a tensão normal é mantida constante, aplica-se à meta de superior uma força horizontal T, que corresponde a uma força cisalhante que cresce gradativamente até o corpo de prova conter por cisalhamento no plano de seção S.
IMAGEM 1 – Imagem ilustrativa: plano de seção S, força horizontal T e força N.
IMAGEM 2 – Foto do equipamento similar ao utilizado.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Fizemos os ensaios com T=8 Kgf e T=40 Kgf.
- Primeiro T = 8 Kgf.
Área =
...