Cisão
Resenha: Cisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigues1983 • 3/10/2013 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Cisão
Pelo artigo 229, da Lei 6.404/76, a cisão é definida como:
“A operação pela qual a sociedade transfere parcelas do patrimônio Para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida se houver versão de todo o seu patrimônio (cisão total), ou dividindo-se seu capital, no caso de cisão parcial”.
Formas de Cisão:
Cisão Total: Neste caso, ocorre a transferência total do patrimônio da sociedade cindida, ocorrendo a EXTINÇÃO da sociedade.
Cisão Parcial: Apenas uma parte do patrimônio é transferido, assim ocorre apenas a redução do capital social
Fusão
É a junção de duas empresas, vertendo seus ativos e passivos para a constituição de uma terceira, onde as duas anteriores desaparecem.
O artigo 228,da Lei 6.404/76 menciona:
“É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.
Note-se que na fusão, todas as sociedades fusionadas extinguem-se para dar lugar à formação de nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas;
Incorporação de empresas
“A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações”.
O Goodwill representa o valor da parte intangível do negócio nomeadamente o valor da marca, o valor da base de clientes existente, o valor das relações com a banca e com os fornecedores e outro tipo de vantagens intangíveis. Dado que mede o valor de algo intangível, a atribuição de um valor monetário ao Goodwill é extremamente difícil. Em alguns casos o valor do Goodwill ultrapassa significativamente o valor contabilístico dos seus activos. De facto, existem empresas em que o valor dos activos tais como equipamentos, instalações e outros são insignificantes quando comparados com o valor da sua carteira de clientes ou com o valor dos seus funcionários.
A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício. O valor do investimento, portanto, será determinado mediante a aplicação da porcentagem de participação no capital social, sobre o patrimônio líquido de cada sociedade coligada ou controlada
...