TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Forense

Artigo: Ciência Forense. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

Ciência Forense

Ciência Forense, deve ser compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar crimes. Em casos de homicídio, por exemplo, são utilizados meios pelos quais descobrem, por exemplo, a hora, a data e a causa da morte, que matou, o que levou ao homicídio.

Peritos de diversas especialidades são os profissionais que realizam os testes forenses dentro de instituições policiais, associadas ao governo, ou em consultorias independentes.

A ciência forense tem sido popularizada em séries norte-americanas como Dexter, CSI: Crime Scene Investigation, Bones, Body of Proof ou NCIS.

Os materiais que podem servir de vestígios para investigação, podem ser marcas de sangue, hematomas, cabelos, sêmen, fios de tecido, pegadas entre outros. Porém, durante a investigação, o local não pode ser ou estar contaminado por agente externo e estranho ao ambiente, fator que pode comprometer a exatidão dos resultados da perícia.

Profissionais que atuam na área

A Ciência Forense é um conjunto de componentes ou áreas, nomeadamente a Antropologia, Criminologia, Entomologia, Odontologia, Patologia e Psicologia que em conjunto, atuam de modo a resolver casos de carácter legal. Há então que referir que a Ciência Forense não é uma ciência única. Esta está dependente de todas áreas que sejam necessárias em casos específicos.

Teste de balística e DNA

O teste de balística é resumido em quatro exames, entre eles: Exame de eficiência, exame metalográfico, exame de comparação e exame de segurança.

Exame de eficiência: Este exame tem por finalidade verificar se a arma de fogo é eficiente para a realização de disparos. Os procedimentos periciais iniciam pela identificação da arma, descrição de suas característica, avaliação de sua estrutura, testes de eficiência e avaliação dos resultados.

Exame metalográfico: Este exame destina-se a recuperação das numerações de série destruídas. A metodologia utilizada consiste em polir a área a ser investigada e em seguida aplicar os reagentes químicos apropriados para a revelação da numeração.

Exame de comparação: O exame de comparação balística visa estabelecer a conexão entre a arma de fogo e o projétil, entre a arma e o estojo, entre projéteis e entre estojos. O procedimento pericial adotado segue rotina padronizada no Brasil e no Exterior, com o emprego de um moderno microscópio comparador auxiliado por processo de captura de imagens permitindo a análise em vídeo de alta resolução.

Exame de segurança: Este exame é utilizado quando se busca identificar se os mecanismos de segurança da arma de fogo questionada está eficiente, assim, esclarecendo as dúvidas quando a possibilidade de disparos acidentais.

O teste de DNA é feito pela genética forense, as perícias em Genética Forense realizam análises de identificação genética em humanos, animais e vegetais. Nos exames com DNA humano, a perícia identifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com