Ciência: O Conhecimento Sem Fronteiras
Resenha: Ciência: O Conhecimento Sem Fronteiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheussilvarod • 7/10/2014 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Ciência, Filosofia, Metodologia, Sabedoria, Consciência, Tecnologia, Religião e Mitologia, foram alguns dos subtemas abordados durante as primeiras aulas de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. O tema central, ‘O que é ciência?’, foi visualizado de inúmeras maneiras em relação aos subtemas citados anteriormente, no decorrer desse texto será tratado um pouco de cada assunto.
A Ciência pode ser considerada um sistema de relações, portanto, tem por objetivo o conhecimento certo, comprovado e testado, através da coleta de dados e de diversas experiências. Ela pode ser divida em teórica ou prática, onde uma depende da outra, exemplo, um cientista só irá realizar um experimento caso haja um porquê ou uma dúvida, e é claro um planejamento. Então, a Ciência pode ser considerada um tipo de conhecimento sistemático, pois faz parte de um tipo de padrão.
A Filosofia é um modo empírico de buscar o conhecimento e as respostas para as mais diversas questões cotidianas, ou seja, o filósofo ao tentar buscar uma resposta, usa o senso comum e os seus próprios valores. Logo, a Filosofia é considerada um tipo de conhecimento assistemático, por não se preocupar com um padrão.
A Consciência é uma qualidade mental, o ser, o pensar, as noções, as atitude, tudo isso está ligado à consciência, é também considerado um tipo de conhecimento.
A Tecnologia é um tipo de conhecimento técnico e científico, pois encontra métodos que facilitam a vida, principalmente no ramo trabalhista. Pode ser considerado um tipo de conhecimento sistemático, pois necessita de vários procedimentos e um determinado resultado.
A Religião é um conjunto de crenças, que resultam na fé, que é a opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova, onde cada religião tem seu próprio dogma, uma doutrina ideológica estabelecida.
A mitologia é o conjunto dos mitos, e os mitos procuram explicar, na maioria das vezes, aquilo que não se tem explicação, ou que não foi comprovado.
Dado o exposto, percebe-se que a Ciência é algo muito mais amplo do que aquilo que se possa imaginar, ela está ligada com quase tudo, desde pensamentos, ações, até os acontecimentos comprovados.
...