TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência: O Conhecimento Sem Fronteiras

Resenha: Ciência: O Conhecimento Sem Fronteiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência, Filosofia, Metodologia, Sabedoria, Consciência, Tecnologia, Religião e Mitologia, foram alguns dos subtemas abordados durante as primeiras aulas de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. O tema central, ‘O que é ciência?’, foi visualizado de inúmeras maneiras em relação aos subtemas citados anteriormente, no decorrer desse texto será tratado um pouco de cada assunto.

A Ciência pode ser considerada um sistema de relações, portanto, tem por objetivo o conhecimento certo, comprovado e testado, através da coleta de dados e de diversas experiências. Ela pode ser divida em teórica ou prática, onde uma depende da outra, exemplo, um cientista só irá realizar um experimento caso haja um porquê ou uma dúvida, e é claro um planejamento. Então, a Ciência pode ser considerada um tipo de conhecimento sistemático, pois faz parte de um tipo de padrão.

A Filosofia é um modo empírico de buscar o conhecimento e as respostas para as mais diversas questões cotidianas, ou seja, o filósofo ao tentar buscar uma resposta, usa o senso comum e os seus próprios valores. Logo, a Filosofia é considerada um tipo de conhecimento assistemático, por não se preocupar com um padrão.

A Consciência é uma qualidade mental, o ser, o pensar, as noções, as atitude, tudo isso está ligado à consciência, é também considerado um tipo de conhecimento.

A Tecnologia é um tipo de conhecimento técnico e científico, pois encontra métodos que facilitam a vida, principalmente no ramo trabalhista. Pode ser considerado um tipo de conhecimento sistemático, pois necessita de vários procedimentos e um determinado resultado.

A Religião é um conjunto de crenças, que resultam na fé, que é a opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova, onde cada religião tem seu próprio dogma, uma doutrina ideológica estabelecida.

A mitologia é o conjunto dos mitos, e os mitos procuram explicar, na maioria das vezes, aquilo que não se tem explicação, ou que não foi comprovado.

Dado o exposto, percebe-se que a Ciência é algo muito mais amplo do que aquilo que se possa imaginar, ela está ligada com quase tudo, desde pensamentos, ações, até os acontecimentos comprovados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com