TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contabéis

Artigos Científicos: Ciências Contabéis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

NTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal, sanar as dúvidas da empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA., que atua no ramo de comércio e manutenção de máquinas industriais, representados por seus dirigentes, abordou-se temas como Ciências atuariais, controladoria, planejamento tributário e auditoria.

Nos dias de hoje, o planejamento tributário caracteriza-se como um dos principais agentes para o sucesso ou não de uma empresa, pois a carga tributária no Brasil representa um significativo montante financeiro, o qual interfere diretamente no resultado econômico da empresa.

Muitas são as atribuições da Contabildade no bom desenvolvimento e saúde finaceira de uma empresa, com o crescimento tecnologico e econômico as empresas precisam minimizar os custos e despesas e consequentemente maximizar os lucros, e estes resultados somente são alcançados com um bom planejamento tributário, com um trabalho atuante de seus gestores, analisando os dados obtidos por meio de seus controles internos, auditorias internas e externas realizadas e uma controladoria que supra as necessidades de informações aos seus gerentes, controlando os diversos setores da empresa por meio do planejamento, organização, execução e controle.

O QUE É ATUÁRIA

A atividade atuarial foi reconhecida pelo Decreto-Lei 806/69. A sua regulamentação, pelo Decreto 66.408, 03.04.70, definiu o campo profissional do atuário, conforme texto a seguir transcrito:

“Entende-se por atuário o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral ,no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações , e em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, analisando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas” .

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Todavia, antes que fossem estabelecidos os fundamentos científicos da Atuária, tiveram início as operações de Seguros de Vida, Incêndio o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão e outras, porém, por falta de técnica, eram tão fragilizadas, a ponto de ser comum a falência das empresas em pouco tempo de atuação.

Assim é que, somente a partir desse momento, em que a Ciência identificou instrumentos adequados de previsão matemática dos acontecimentos futuros, fornecendo os alicerces da Ciência Atuarial, é que se tornou possível o desenvolvimento efetivo do Seguro e da Previdência em bases científicas.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, tornando-se o principal instrumento adotado pelas seguradoras e organizações de previdência nas avaliações de riscos, nos processos que envolvem a formação de custeio dos planos, nos cálculos dos fundos atuariais e em muitas outras avaliações, inclusive as de desempenho e solvência. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações.

O estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de se analisar os riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como os negócios de seguros, fundos de aposentadorias (fundos de pensão), além é claro de outras atividades que envolvam riscos de perda, como financiamentos, por exemplo.

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a característcas de curto prazo, como como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

A PROFISSÃO ATUÁRIO

O atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos. Seu trabalho se desenvolve em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros.

É possível destacar atividade dos atuários em vários segmentos: Seguros de Vida, Previdência Complementar Aberta, Previdência Complementar Fechada, Seguros de ramos elementares, Planos de Saúde, Capitalização, Consultoria, Previdência de Estados e Municípios, Consultoria, Atuários das Áreas Governamentais.

A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.

Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos:

- Seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades.

- Previdência: pode trabalhar tanto com a Previdência Social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos.

- Capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.

A área de atuação é ampla. Um bacharel em Ciências Atuariais pode trabalhar em órgãos públicos de planejamento e previdência, empresas seguradoras e resseguradoras, bancos, consultorias, assessorias, empresas de auditoria, em planos de capitalização definindo cláusulas de apólices, previdência complementar aberta e fechada, planos de saúde, além da avaliação de riscos, fiscalização de tributos federais, estaduais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com