Ciências Sociais
Pesquisas Acadêmicas: Ciências Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danimariano21 • 30/4/2014 • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 195 Visualizações
1. Programa da disciplina
1.1 Ementa
Interfaces na empresa; Modelos de organização – autocráticas, flexíveis, matriciais; Teorias Motivacionais – McGregor, Maslow, Herzberg e a satisfação do funcionário. Trabalhos em equipe: sua formação e sua importância para o administrador. Liderança: conflitos causados e suas soluções. Ética empresarial e assédio moral. Formação e desenvolvimento de equipes. Criando uma organização que aprende.
1.2 Carga horária total
20 horas/aula
1.3 Objetivos
Transmitir conceitos e fundamentos essenciais para a gestão de recursos humanos e os diversos processos comportamentais que impactam nos indivíduos e na performance organizacional.
1.4 Metodologia
Integração entre a base conceitual, por exposição compartilhada, debates e leituras e a aprendizagem através de dinâmicas e estudos de casos.
1.5 Bibliografia recomendada
BECKER JR. Luiz Carlos et al. Desenvolvimento de Equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
BELASCO, James A. Ensinando o elefante a dançar – como estimular mudanças na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas,1997.
BLANCHARD, Kenneth . Liderança e o gerente minuto. Rio de Janeiro:
Record, 1986.
BUCKINGHAM, Marcus. Primeiro quebre todas as regras: As melhores práticas os melhores executivos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CLELAND, David I. e IRELAND, Lewis R. Gerência de projetos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.
DINSMORE, Paul Campbell e SILVEIRA NETO, Fernando Henrique. Gerenciamento de projetos: como gerenciar seu projeto com qualidade, dentro do prazo e custos previstos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças.
São Paulo: Pioneira, 1997.
DRUCKER, Peter F. Desafios gerenciais para o século XXI.
FLEURY, Maria Tereza e OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda (organizadores). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
GHOSHAL, Sumantra & BARTLETT, Christopher A. A organização individualizada – talento e atitude como vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
São Paulo: Pioneira, 2001.
LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MOTTA, Paulo Roberto. A ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.
NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa – como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PARKER, Gleen M . O poder das equipes . Rio de Janeiro: Campus, 1995.
PICARELLI, Vicente Filho. Remuneração por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 1997.
SENGE, Peter M. A quinta disciplina. São Paulo: Best-Seller, 1993.
TOFFLER, Alvin. A empresa flexível. Rio de Janeiro: Record, 1985.
VERGARA, Sylvia Constant e Davel, Eduardo. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.
Curriculum resumido do professor
Luiz Carlos Becker Junior é Bacharel em Formação de Executivos e em Direito pela Universidade Estácio de Sá/RJ com Pós-Graduação e Especialização em Políticas Públicas e Governo pela Escola de Governo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Especialista em Gestão da Qualidade de Serviços pelas Fundações Cristiano Ottoni/MG e Dom Cabral/MG. Trabalhou na Indústria de Roupas Pilares, na DELFIN Rio Crédito Imobiliário e na Caixa Econômica Federal. Exerceu diversos cargos executivos, dentre os quais os de Coordenador do Programa Qualidade, Gerente de Seleção e Desenvolvimento de RH, Chefe de Divisão de Relações Trabalhistas, Gerente de Administração e Gerente Operacional. Premiado no III Concurso de Experiências Inovadoras na Administração Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão – ENAP, 1998. Coordenador acadêmico do MBA em Empreendedorismo – criação e desenvolvimento de negócios da EESP/FGV. Docência em cursos de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, Gerência de Projetos, Gestão Hospitalar, Gestão de Pessoas, Finanças e Logística Empresarial. É responsável pelas estratégias operacionais dos Programas de Renda Mínima – Bolsa Escola Federal e Bolsa Alimentação. É um dos professores mais requisitados dos programas de MBA da Fundação Getulio Vargas. Já proferiu palestras para mais de 30 mil pessoas em diversos seminários e congressos. Co-autor do livro Desenvolvimento de Equipes pela editora FGV em 2005.
2. A Gestão de Pessoas como função estratégica nas Organizações
2.1 Introdução
As idéias inovadoras continuam surgindo numa velocidade cada vez maior, levando à humanidade a sensação de que a transição nunca passa, é permanente.
Nada mais imutável do que a mudança, dizem os pensadores e estrategistas em todo o mundo.
A decadência da economia baseada na indústria e o aparecimento de um novo pensamento econômico, uma nova sociedade, novos valores e comportamentos são fatores determinantes para este cenário de constante incerteza.
Assim como no século XIV, por exemplo, a sociedade rural começou a dar lugar às aglomerações urbanas, e uma grande transformação na sociedade causou novo formato, a popularização do acesso às Universidades também interrompeu o longo período de hegemonia dos monges dos antigos monastérios, monopólio do aprendizado e da cultura.
...