Clima Organizacional
Ensaios: Clima Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bula • 17/10/2014 • 264 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
como as constantes modificações que ocorrem no cenário de trabalho, criando novas demandas de mercado, o meio acadêmico e a categoria profissional da Educação Física precisam estar atentos às novas necessidades e exigências para atuação em ginástica laboral. Acreditamos que o maior desafio é tornar os programas de qualidade de vida no trabalho, ferramentas de gestão em recursos humanos e de redução de custos para as empresas.
Ainda são imensas as dificuldades e as barreiras encontradas para se adentrar ao contexto organizacional, negociar e implantar programas de ginástica laboral, bem como, obter informações referentes a doenças ocupacionais, gastos com afastamentos e indenizações trabalhistas, entre outros. Mas para superar todos estes desafios e de fato contribuir com a qualidade de vida no trabalho é necessário que os profissionais de Educação Física estejam muito bem preparados e comprometidos.
Os programas de qualidade de vida no trabalho precisam ser muito mais do que medidas assistencialistas, faz-se necessário atuar de forma preventiva, identificando e tratando os agentes causadores das doenças ocupacionais. Para tanto, a ginástica laboral não pode ser uma medida paliativa e isolada, deve estar integradas às demais ações voltadas à melhora das condições de vida e de trabalho das pessoas. Acreditamos que devem ocorrer inovações na abordagem, implantação e condução dos programas de qualidade de vida, sendo necessário iniciar com uma base educacional aplicada na forma de cursos e treinamentos, passando por orientação, avaliação e adequação dos recursos ergonômicos e finalmente, com a implantação da ginástica laboral. Todo esse processo acompanhado de avaliações, apresentação de resultados aliadas as estratégias sócio-educativas.
Referências
...