Clíclo Biogeoquímico Do cálcio
Ensaios: Clíclo Biogeoquímico Do cálcio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paunamula • 18/8/2014 • 285 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Ciclos biogeoquímicos e Desenvolvimento Sustentável
Ciclo do Cálcio:
O cálcio é importante para os seres vivos, pois é um ativador de enzimas e é componente estrutural de sais. É também fundamental no processo de coagulação do sangue e na contração muscular.
Nos animais, o cálcio é importante para a formação do esqueleto – é parte constituinte dos exoesqueletos de invertebrados e conchas – os quais veremos a seguir que são fundamentais no ciclo do cálcio.
A fonte primária do cálcio na natureza são as rochas calcárias, que devido à ação de agentes diversos, sofrem intemperismo. Havendo erosão, os sais de cálcio são levados para o solo, onde são carregados pelas chuvas para os rios e mares – onde se acumulam no fundo. Observamos, portanto, que a água é de suma importância, até o posterior reinicio do ciclo.
O CO2 atmosférico dissolve-se na água, produzindo H2CO3. Essa solução ácida facilita a erosão das rochas silicatas e provoca a liberação de Ca2+ e HCO3-, que são lixiviados para o oceano, onde são absorvidos pelos animais na confecção de conchas carbonatadas, que são os principais constituintes de seu exoesqueleto.
Com a morte desses organismos, seus esqueletos se depositam no fundo do mar. Associam-se então a outros tipos de resíduos, e originam uma rocha sedimentar depois de um longo período de tempo. Esses sedimentos de fundo, ricos em carbonato, podem migrar para uma zona de pressão e temperatura mais elevadas, fundindo parcialmente os carbonatos. As mudanças lentas e graduais da crosta terrestre podem fazer com que essas rochas sedimentares alcancem a superfície, completando o ciclo.
Os vegetais absorvem do solo os sais de cálcio, e os animais os obtêm através da cadeia alimentar. Com a decomposição dos animais e vegetais mortos, o cálcio retorna ao solo.
...