Cobre Na Construção Civil
Exames: Cobre Na Construção Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fepolacchine • 2/11/2014 • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 1.020 Visualizações
FACULDADE MARIO SCHENBERG
COBRE NA CONSTURÇÃO CIVIL
Cotia
2014
FACULDADE MARIO SCHENBERG
COBRE NA CONSTURÇÃO CIVIL
6º SEMESTRE
ANGELO APARECIDO FERREIRA
FERNANDO ROQUE POLACCHINE
ISRAEL DE ALMEIDA NASCIMENTO
JUARES AVELINO MARQUES
PAULO STOLASKI
ROBSON PALLEARI
PROF. GUILHERME
Cotia
2014
Sumário
1-Introdução 2
2- A historia do cobre 2
3- O Cobre na Arquitetura 2
4- Produtos e destinação do cobre na construção 2
5 - Resistência a Trocas de Temperatura 2
6 – Conclusão 2
4- Referências bibliográficas 2
1-Introdução
Este trabalho trata-se de um conjunto de pesquisas técnicas sobre o material Cobre. Nele serão descritas suas propriedades, uso comercial, aplicações e formas de obtenção.
O cobre é muito utilizado para diversas finalidades, devido a sua boa condutibilidade elétrica e ao seu fácil manuseamento.
Bem, o cobre é um material metálico que vem sendo utilizado desde os primórdios da humanidade, na utilização de ferramentas, recipientes, armas e muitos outros, ganhando uma era toda com o seu nome. O cobre faz parte da vida de todos, pois, é material indispensável para fiação elétrica, já que é um excelente condutor e tem resistência à corrosão, também é utilizado para outras aplicações na construção como calhas, telhados fachadas e acabamentos internos.
É um material 100% reciclável, favorecendo a conservação do meio ambiente e trazendo benefícios econômicos na construção civil.
2- A historia do cobre
Historia - O elemento de transição cobre é um metal de coloração vermelha discretamente amarelada, com um brilho levemente opaco de aspecto agradável, está localizado no grupo I-B da tabela periódica, possui número atômico 29, massa atômica 63,55 g mol-, ponto de fusão de 1038°C, ponto de ebulição 2927ºC, é um metal macio, maleável e dúctil. O símbolo químico do metal é Cu, originado do latim “cuprum”, em alusão ilha do Chipre onde se acredita ter sido encontrado pela primeira vez.
Minério de cobre
É encontrado na natureza na forma de calcopirita CuFeS2, principalmente, existem outros, porém este apresenta um teor mais alto do metal, além de ser um dos metais que podem ser encontrados em estado elementar.
Este é um dos metais mais antigos de que se tem conhecimento, em virtude da idade do bronze no período neolítico, onde o cobre passou a ser muito utilizado, pesquisadores afirmam que a mineração do cobre tenha se iniciado há cerca de 5.000 anos. Houve um tempo que o metal foi considerado raro e seu custo bastante elevado, depois que este começou a ser encontrado com frequência e seu custo diminuiu, até o momento em que se descobriu a sua extrema propriedade de conduzir calor e energia elétrica, e seu uso tornar-se industrial, o valor aumentou consideravelmente, mas nada comparado ao ouro ou prata, apesar de ser considerado um metal nobre.
Em contato com ar atmosférico por tempo prolongado o cobre sofre oxidação formando em sua superfície uma película tóxica oriunda de uma mistura de óxidos, hidróxidos e carbonatos, de cor verde comumente chamada de azinhavre. A utilização do cobre é bastante ampla sendo difundida em vários segmentos industriais.
A tabela que se segue retrata suas principais características, propriedades físicas e mecânicas.
Outras características e propriedades que se fazem presentes, conforme tabela complementar a seguir, que mostra a boa resistência do cobre juntamente com sua excelente maleabilidade, importante para os processos de dobra, engate (encaixe) e formas várias a que se submetem as chapas ou bandas (faixas) para dar conformidade às coberturas e telhados com esse metal.
3- O Cobre na Arquitetura
Características singulares deste nobre metal permitem seu uso na cobertura e revestimento de edifícios, expressando durabilidade, desafio da forma, beleza estética, resistência à corrosão e sempre com significativa relação custo-benefício.
Desde épocas remotas, o cobre vem sendo utilizado nas mais diversas atividades, tornando-se fonte permanente de estudos científicos e descobrimentos nas áreas da saúde e da tecnologia. Sua aplicação na construção de edifícios é cada vez mais difundida, marcando presença pela sua qualidade e tradição em instalações elétricas, hidráulicas, calefação, gás, refrigeração e captação da energia solar.
Na arquitetura dos edifícios, o cobre está presente desde o início da era cristã, passando pela Idade Média, Renascimento, Idade Moderna até os dias atuais. Seus atributos e características técnicas singulares permitem seu uso na cobertura e revestimento de edifícios. Seu desempenho técnico e qualidades arquitetônicas se expressam principalmente pela durabilidade, pelo desafio de forma, pela beleza estética da coloração e pelos aspectos ecológicos, sempre com ótima relação custo-benefício.
No Brasil o cobre vem sendo utilizado com presença marcante desde o início do século XX nas coberturas de edifícios institucionais, com destaque para o Teatro Municipal e o Supremo Tribunal de Justiça (RJ) e a Catedral da Sé, o Teatro Municipal e a antiga Escola Politécnica (SP).
Aplicações
•
...