Codigo De Etica Da Psicologia
Trabalho Universitário: Codigo De Etica Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunarangel336 • 25/5/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
INTRODUÇÃO
O código de ética profissional estabelece padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.
Sua missão não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e,sim a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria, sendo reconhecida pelo Plenário em 21 de julho de 2005.
DESENVOLVIMENTO
Art. 2° - Ao Psicólogo é vedado
p) Receber, pagar remuneração ou porcentagem por encaminhamento de serviços;
O profissional não devera receber, pagar, remunerar porcentagens referentes ao encaminhamento de serviços, o mesmo deverá estar incluso no atendimento.
q) Realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação, de forma a expor pessoas, grupos ou organizações.
O psicólogo não deverá em hipótese alguma divulgar resultados psicológicos, realizar diagnósticos ou procedimentos que venham a expor pessoas, grupos ou organizações.
O mesmo não deve dizer sobre o processo de terapia, assim mantendo total sigilo e integridade do seu paciente.
Art. 3° -
O psicólogo para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código.
Para o profissional se estabelecer e permanecer em uma organização corretamente o mesmo deverá considerar as normas, práticas e regras estabelecidas neste Código.
Parágrafo único: Existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.
Se houver ausência de compatibilidade, cabe ao psicólogo não prestar os serviços e se julgar necessário denunciar ao órgão competente.
Art. 4° - Ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo.
a) Levará em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;
O psicólogo irá levar sempre em consideração a condição financeira de seus pacientes, procurando dar uma assistência psicológica adequada as suas condições. Não cobrará nad além do necessário e nem colocará valores a mais em cima do preço. E acima de tudo, irá se comprometer a seguir uma troca justa e equilibrada entre os serviços prestados e a atividade do paciente.
b) Estipulará o valor de acordo com as características da atividade e o comunicará ao usuário ou beneficiário antes do inicio do trabalho a ser realizado;
O profissional irá estipular o valor previamente Levando em consideração a condição financeira de seu paciente, visando sempre um caminho mais fácil e
...