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Coletânias Da Anatomia

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Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

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O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum) porém, nosso foco é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas, sim, que tem preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação.

A

A ciência, a exemplo da antropologia, oferece certezas e segurança em suas conclusões, pois para o pensamento científico interessado na melhoria de vida das populações, em geral, não pode haver dúvidas, por isso deve apoiar-se nas verdadeiras teorias deterministas.

B

O senso comum (o conjunto dos saberes cotidianos) é inferior às ciências naturais (físicas, biológicas, químicas) e sociais (antropologia, sociologia, ciências políticas).

C

Os mitos e as religiões não podem oferecer uma visão racional nem fazer indagações sobre a vida humana e seus sentidos, posto que tais incumbências estejam reservadas à ciências formais.

D

Os papéis da filosofia e da religião, por exemplo, no que concerne às respostas sobre o ser humano e suas várias dimensões, já foram há muito desmascarados pela ciência, caminho de conhecimento comprovadamente mais adequado que os outros.

E

Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de Homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser humano desde que deixou de ser apenas homo-sapiens.

Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta.

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O eros das diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

A

A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.

B

Apenas as pessoas prepotentes, presunçosas acham que suas culturas são superiores às demais.

C

O autor acha que somente com vários deuses é possível discutir esse assunto.

D

O autor não dá importância ao desenrolar histórico; é isso o que quer dizer com atualização.

E

S. P. Rouanet cita apenas os aspectos políticos da intolerância entre os grupos sociais, em virtude dos demais aspectos não terem importância para ele.

A transformação do Homem, de homo sapiens-sapiens à ser humano, envolve, necessariamente:

A

A realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.

B

A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.

C

A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no homo sapiens-sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.

D

É possível a existência do homo-ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.

E

Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos), criados por outros animais.

Das relações entre homem e sociedade decorre que:

A

Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou País.

B

O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de existência, da mesma forma como cria os sentidos de que necessita.

C

É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personalizando a cultura. Por isso é a psicologia que estuda a cultura.

D

Identidade não é um conceito coletivo, mas, apenas, individual.

E

Conforme vimos, ciência e religião não oferecem visões satisfatórias do ser humano, nada têm em comum e podemos afirmar que isso se deve à impossibilidade de complementaridade e diálogo entre ambas.

A principal característica da cultura é que em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente em redor, aos valores e padrões das coletividades e universo interno dos indivíduos. Isso significa que:

A

Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.

B

Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, precisa complementar suas referências com aquelas de outras culturas.

C

Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.

D

Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações locais para os fatos e processos naturais.

E

Como

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