Comentário De Filme
Dissertações: Comentário De Filme. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kya3 • 10/11/2013 • 325 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPUS MARTE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE
PROF. TUTORIAL: JAMIL HAYYAD
COMENTÁRIOS DO FILME: “TEMPOS MODERNOS” DE CHARLIE CHAPLIN
Charlie Chaplin, cineasta britânico, produziu este filme em 1936 o qual foi considerado uma forte crítica ao sistema capitalista e socialista da época. Pois, Charlie quis mostrar as diferenças sociais e a realidade dos operários depois da Revolução Industrial, ou seja máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminaliade, a escravidão. O amor é demonstrado de forma paternal: O de um vagabundo por uma menina de rua.
O filme focaliza a vida dos operários na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. Os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato este que gerou insatisfação da classe operária, surgindo assim os movimentos grevistas que tinham como reivindicações melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos empresários para garantir o retorno as atividades fabris.
A segunda parte do filme fala sobre as desiguladades sociais, sem representar as diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora os operários, alimenta todo o conforto e diversão dos burgueses. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo, onde prevalecem os dados estatísticos e financeiros que venham satisfazer os interesses dos empresários que predominam no país.
Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no dia a dia por um futuro melhor, fica cada vez mais excluída da sociedade (segregação social) e, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.
ALUNO: Yára Terceiro da Silva - RA 7529591385
...