Comercio Exteriror
Monografias: Comercio Exteriror. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingriticrystini • 30/9/2013 • 424 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Para entendermos o significado do termo “Exportar”, vamos tomar como base a definição de três autores: O primeiro, Keedi (2002), define exportação como “O ato de remeter a outro país mercadorias produzidas em seu próprio ou em terceiros países, que sejam de interesse do país importador, e que proporcionem a ambos envolvidos vantagens na sua comercialização. É, portanto, a saída de mercadorias para o Exterior.” Castro (2001), define como “exportação” “A participação no Competitivo mercado Internacional”. Minervini (2005), por fim, define o termo “Exportar” como ”uma postura empresarial, uma alternativa estratégica de desenvolvimento, dando uma dimensão global à empresa, ganhando experiência” A taxa cambial tende a permanecer estável quando a oferta e a procura da moeda estrangeira permanecem invariáveis, ou quando a oferta e a demanda por moeda estrangeira aumentam ou diminuem em proporções iguais. Tende a aumentar quando a procura por moeda aumenta e a oferta permanece estável ou diminui e tende a diminuir caso a oferta aumenta e a procura por moeda continua estável ou diminui.
Dentro desta negociação há o grupo dos vendedores que compreendem todos aqueles que estão interessados em vender suas divisas, ou seja, créditos em moeda estrangeira. São eles os exportadores, investidores, tomadores de empréstimos no exterior, vendedores de serviços, turistas e especuladores. Os compradores do mercado cambial no qual são incluídos todos aqueles elementos que desejam adquirir divisas como os importadores, tomadores de empréstimos e todos que fazem transferência para o exterior.
As características das operações de câmbio e as condições sob as quais se realiza são registradas com o sistema integrado de registro de operações de câmbio do Banco Central.
Os exportadores vendem a um banco localizado no seu país os créditos havidos contra o cliente estrangeiro. O banco remete o saque para cobrança a um banco estrangeiro que age como seu correspondente no exterior e o total de cobranças realizadas por este último é creditada na conta do primeiro. Dessa maneira, fica o banco nacional dispondo de créditos em moeda estrangeira no exterior para, por sua vez, vendê-los aos importadores nacionais, a fim de saldar os débitos decorrentes de suas compras no exterior.
4. CONCLUSÃO
O mercado cambial é um mercado dinâmico que envolve moedas estrangeiras. Ele á muito dependente das políticas financeiras, fiscais, monetárias, cambial e do comércio exterior.
As operações realizadas nesse mercado englobam compra e venda e também a troca de moeda estrangeira. Toda operação deve ser feita por uma instituição autorizada pelo Banco central e, qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar uma operação cambial, sem limitação, desde que seja de forma legal.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...