Como Evitar cãibras Na Realização De Atividades físicas
Resenha: Como Evitar cãibras Na Realização De Atividades físicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandacospi • 18/2/2014 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Muitas vezes durante ou depois de realizar uma caminhada, corrida, andar de bicicleta, jogar bola ou qualquer outra atividade, pode acontecer uma fisgada no músculo, desencadeando dor ou incômodo. São as cãibras, contrações involuntárias, que podem ser causadas por diferentes motivos, como por exemplo, desidratação, falta de sais minerais e vitaminas ou fadiga.
Para evitar que esse problema aconteça durante o exercício é importante manter os músculos alongados e o corpo hidratado. “O alongamento ajuda a diminuir o desconforto, pois trabalha com o movimento inverso da contração do músculo e aumenta a circulação de sangue no local”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14408F), Tânia Fleig.
De acordo com a profissional, os músculos da perna são os mais sujeitos a sofrerem cãibras. O indicado é alongar essas partes do corpo para que as fibras musculares sejam trabalhadas no sentindo oposto que se exercitaram. Para isso, Tânia sugere o uso de faixas elásticas “Alongar com as faixas é uma atividade simples que pode ser feita a qualquer hora do dia e trabalhar com qualquer parte do corpo, além da facilidade que o acessório oferece para alongar-se de maneira independente e eficaz”. É importante lembrar de cuidar da postura e de respirar corretamente durante o exercício, inspirando pelo nariz e expirando através da boca.
A fisioterapeuta explica que a prática dessa atividade ajuda a diminuir os espasmos e a tensão, recuperando os músculos. “O alongamento deve ser contínuo para que os resultados comecem a aparecer, portanto, uma ideia é levar as faixas elásticas para o trabalho, academia ou algum ambiente que seja possível utilizá-las por alguns minutos para alongar.” Outra dica da profissional é manter a posição de alongamento por aproximadamente 20 segundos.
Também é indicado massagear cuidadosamente o local da cãibra, “É uma outra maneira de ajudar a acelerar a circulação do sangue e acabar com o incomodo”, finaliza Tânia. Confira abaixo uma dica de alongamento concedida pela fisioterapeuta:
Deite-se de costas sobre uma superfície firme e plana, como um colchonete. Eleve uma das pernas e passe a Faixa Elástica por baixo do pé, enquanto o outro pé permanece apoiado no chão. Segure a faixa com os cotovelos estendidos. Puxe a Faixa até seus cotovelos encostarem no chão (flexionando-os) mantendo a perna estendida enquanto empurra o calcanhar para cima e os dedos do pé para baixo para alongar. Fique nesta posição por cerca de 20 a 30 segundos. Você precisa sentir os músculos da parte posterior da coxa e da perna alongando. Flexione o joelho, tire a Faixa Elástica e repita o alongamento para o outro membro inferior.
...