Como Se Cria Um Relatório
Artigo: Como Se Cria Um Relatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pccarmo • 2/3/2014 • 484 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Conceito
Relatório é o documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas.
O relatório assume cada vez maior relevo na administração moderna, porque é impossível para um administrador ou um técnico, em cargo executivo, conhecer e acompanhar pessoalmente todos os fatos, situações e problemas que, por seu vulto, devam ser examinados.
Para redigir um bom relatório, não basta alinhar os fatos. Ele deve ser objetivo, informativo e apresentável.
O relatório constitui um reflexo de quem o redige, pois espelha sua capacidade.
Regra geral, o propósito do relatório é, obviamente, relatar (ou reportar). Em todo o caso, pode incluir elementos persuasivos, como recomendações ou sugestões.
Os relatórios podem ser públicos ou privados. Por exemplo, permitem responder às perguntas que as pessoas colocam ao governo ou a uma empresa.
Elaboração de Relatório
Antes de redigi-lo, o autor deverá elaborar um esquema, respondendo as estas perguntas:
O quê?
Por quê?
Quem?
Onde?
Quando?
Como?
Quanto?
E daí?
O relatório deve dividir-se em diferentes partes indicadas abaixo.
É importante saber qual o tipo de redação a ser adotado para estabelecer o foco: exposição detalhada de um caso (descrição) ou opinião e posicionamento - individual ou coletivo - diante de um assunto (dissertação). Em seguida, verifique para quem se dirige a comunicação: um Conselho de profissionais, um diretor ou gerente, um colega com quem você tem mais amizade? De acordo com o destinatário escolhido, você vai precisar adotar um estilo adequado: protocolar, formal ou informal, sintético ou analítico.
O começo tem de ser criativo e claro. Você precisa "prender" a atenção do leitor nas primeiras dez linhas para que ele se sinta motivado a continuar a leitura.
O meio tem de ser persuasivo para convencer o leitor a respeito do ponto de vista que você está desenvolvendo. Reúna fatos, estatísticas, gráficos e depoimentos para dar consistência ao seu relatório.
O fim, assim como o começo, precisa ser marcante. No último parágrafo, faça um resumo do que foi escrito e encontre uma frase expressiva que possa representar bem a comunicação feita. Por tanto, o relatório será dividida em partes distintas, onde estarão contidos todos os dados necessários à análise de quem o vai receber.
Composição do Relatório
Capa
A capa conterá o nome da organização, o título do trabalho, setor que elaborou, data, nome do autor.
Folha de Rosto
A folha de rosto repete mais
...