Como se apresentar em uma entrevista de emprego
Por: mari1629 • 28/10/2015 • Artigo • 592 Palavras (3 Páginas) • 404 Visualizações
Como se apresentar numa entrevista de emprego
No momento de optar por um candidato, muitos acreditam que a empresa considera como fator decisivo o melhor currículo, as recomendações mais impressionantes, os mais experientes ou mesmo aquele com perfil de liderança notável. Mas estão enganados; poucos reconhecem o poder de uma entrevista bem sucedida. Aqui vão algumas dicas de como se apresentar e do que se deve evitar, para que a entrevista ajude a alcançar a vaga desejada.
1- Atrasos podem ser considerados falta de compromisso
Evitar chegar atrasado para a entrevista é imprescindível. Hoje o ritmo acelerado do cotidiano nos leva a estar sempre correndo contra o tempo e muitas vezes as horas passam sem sequer serem notadas. Portanto a pontualidade torna-se uma qualidade muito apreciada no candidato a uma vaga de emprego, enquanto o atraso pode ser considerado como falta de compromisso e também como desrespeito à empresa e ao entrevistador. Procurar ser pontual pode render muitos pontos na hora de decidir quem preencherá aquela vaga.
2- Roupas inadequadas
Há aqueles que pensam que durante a entrevista o interior é que deve ser valorizado e não a aparência externa; claro que no interior é guardada a essência da pessoa, suas virtudes, capacidade, inteligência, enfim... No entanto, não se pode acreditar que no mundo empresarial a aparência pode ser descartada. É preciso ter discernimento e bom senso para se vestir adequadamente antes de ir à entrevista. Em uma pesquisa com profissionais de RH foi dito que a adequação do traje ao tipo de empresa conta muito para avaliação do candidato. Por exemplo, se a empresa é de porte pequeno ou médio, dependendo de sua área de atuação não é necessário que se vista como um promotor de justiça de terno e gravata, entretanto um jeans bem alinhado e uma camisa bem passada e limpa é uma forma adequada e decente de se apresentar.
3- Tratar o entrevistador como amigo não é recomendável
Atualmente o mundo é uma grande vila, estamos todos conectados; porém, é preciso reconhecer que o entrevistador de uma empresa não é um amigo a quem se possa dirigir com irreverência, tratando-o como um membro do seu grupo social. Isso pode ser encarado como indiscrição e falta de seriedade no compromisso com a empresa. Por mais que se conheça o entrevistador, no momento da entrevista ele deve ser tratado com a devida formalidade e respeito, isso contará muito no momento de decidir quem preencherá a vaga oferecida.
4 – O que dizer
Por mais que se possuam conhecimentos aprofundados sobre a área de atuação; a entrevista não deve ser encarada como uma oportunidade de demonstrar esses conhecimentos. A entrevista não é o momento de discutir política ou qualquer outro assunto. Ser breve e direto é o recomendável para o sucesso da entrevista. Responda simplesmente o que for perguntado, sem rodeios, sem se desviar do foco e sem divagar nas respostas. Falar muito pode acabar boicotando uma boa entrevista e ser entendido com exibicionismo.
5- Conhecer a empresa pela qual está sendo entrevistado
A completa alienação sobre a empresa onde se quer trabalhar demonstra desinteresse; é preciso fazer uma breve pesquisa
...