Comparando A Educação Tradicional Com A Contemporânea
Exames: Comparando A Educação Tradicional Com A Contemporânea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rochaju • 14/5/2014 • 1.559 Palavras (7 Páginas) • 545 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é compreender o ambiente escolar e a sua relação no desenvolvimento do profissional e sociedade.
O desafio da educação esta na formação do ser humano alicerçado numa ética, envolvendo aluno e professor, através da ação , da curiosidade, do espírito crítico. Isso faz com que a gente pensa como e porque a prática pedagógica ensiste em se manter como transmissora de conhecimento. Durante muito tempo o modelo educacional adotado pelo professor de escolarização seguiu parâmetros norteadores tradicionais.
Hoje a educação para a produção do conhecimento demanda uma prática que tem como finalidade o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da criticidade e do espírito investigativo.
Com o intuito de conhecer o papel do profissional da educação investigamos o questionamento pedido pelo professor.
4
DESENVOLVIMENTO
Comparando a educação de 1.969 a mais atual, houve uma serie de mudanças nas relações tradicionais, nos processos de ensino e aprendizagem.
Hoje entrou em cena a interatividade, a dialogicidade e também a autonomia do aluno. Com isso as práticas de ensino estavam diretamente vinculadas à recepção e, sobretudo a produção mecânica do conteúdo, e ainda se faz presente em muitas práticas docente atuais, nesse modelo de escolarização tudo o que o aluno fazia era submeter-se à fala do professor: ficar em silêncio, prestar atenção, ficar quieto e repetir tantas vezes fosse necessário o que o professor deu. Com as novas mudanças os estudos trouxeram à tona inúmera teoria relacionados os processos de ensino, aprendizagem e a construção social do conhecimento, ocasionando assim muitas mudanças no processo de ensino das diversas disciplinas.
Tudo isso propicia a desenvolver novos recursos didáticos e de novas formas de aprendizagem, na medida em que trazem o conteúdo de uma forma inovadora, ou seja, elas não apresentam, expõem o conhecimento acabado, mas induzem o aluno a refletir, a elaborar e a formular hipóteses, construindo assim, sentidos e significados. No entanto essa nova perspectiva de ensino não se limita papéis sociais para os atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.
Hoje o professor assume a postura de mediador, que estabelecem elas entre o aluno e o conhecimento.
De acordo com a charge antigamente os professores eram a autoridade na sala de aula, a princípios eram os professores os detentores do poder e do saber, construíam as suas próprias normas e os currículos de acordo com o seu interesse, e os alunos só os recebiam e tinham que decora-los para tirar boas notas, e se os alunos não conseguissem tirar boas notas eram castigados pelos pais e pelos próprios professores.
Hoje em dia os professores precisam fazer uma avaliação entre a escola e a vida cotidiana dos alunos e o contexto da comunidade em que vivem, para a construção de normas, pois quando os interesses dos alunos não encontram algum reflexo na cultura escolar se mostram fracos a esta reação.
É necessário que conhecessem os interesses, necessidades e desmandas dos alunos, que incorporemos essas aspirações e expectativas a nossa atividade pedagógica, que os ajudemos a desenvolver suas capacidades de pensar, sentir e agir, que valorizemos a compreensão dos determinantes sociais, econômicos e políticos da realidade em que vivem, além da discussão de alternativas para a construção da vida.
A escola tem o dever de ensinar e educar os alunos, para que eles possam pensar e refletir, e ter autonomia e fazer parte de uma ética-politica para a transformação.
O professor tem um cargo importante dentro da escola, pois ele ensina o aluno a agir e pensar certo, e trilhar caminhos que surgem em nossa vida, o professor instrui o aluno para que ele consiga abrir os olhos para a realidade e ver o que é valido na vida e o que não é, e que o aluno passa a ter uma visão mais ampla de uma politica mais justa e correta.
5
As crianças serão os futuros professores, gestores, e políticos do amanhã. Pois todos foram ensinados e conscientizados por seus educadores, e se agirem com consciência e ética-moral, a educação terá mais valores e benefícios. É preciso preparar os alunos para eles saber raciocinar, questionar e pensar sobre os seus próprios conhecimentos.
São importantes as pessoas vê que a nossa sociedade tem muitas carências e precisam mudar essa realidade, é preciso que a escola se responsabilize, formando os alunos para ser politicamente evoluída e com capacidade para transforma a sociedade para um futuro ético. A sociedade e a educação são construídas por diversos fatores políticos, e o que não devemos fazer é não deixar de mostrar aos alunos e crianças que o futuro do amanhã depende do hoje, e é-nos que construímos o presente e os políticos que governam hoje quem os colocou fomos nós.
O professor tem um papel importante na sociedade de formar o sujeito ético-politico através da educação e contribui para a humanização dos indivíduos, ajudando a ser capazes de desenvolver a democracia e ser responsáveis e assumir os seus atos. A escola é considerada como um espaço de desenvolvimento da formação moral do sujeito parar a cidadania. A vida moral e social de cada pessoa é constituída pelos valores da sociedade, a família e os educadores são responsáveis pelo conhecimento e saberes pautados nos princípios da igualdade, justiça, e verdade.
A sociedade juntamente com a família, igreja e outras instituição também são responsáveis pela formação do sujeito no sentido educativo. A escola tem compromisso e o dever de educar e preparar os alunos dentro dos princípios democráticos, educar é mais do que passar o conhecimento, educar é um ato de amor.
Hoje em dia percebemos que a escola esta deixando de lado a educação ética, e a construção moral e dando prioridade a outros assuntos e esquecendo que a formação do aluno é mais importante e tem mais valor e levara por toda a vida.
As escolas precisam trabalhar em conjunto com os conselhos de classe para que sejam bem conduzidos para favorecerem a análise do currículo adotado pelo sistema de avaliação da instituição, como profissionais da educação podemos construir uma escola capaz de dar conta do que
...