Compartimentação Horizontal
Trabalho Escolar: Compartimentação Horizontal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlonkardoso • 2/3/2015 • 528 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Compartimentação horizontal - IT.07
Conceito:
O compartimento é uma área de confinamento, delimitada por paredes e lajes resistentes ao fogo, cuja função é manter o fogo no seu local de origem impedindo-o de se propagar para os locais adjacentes.
A resistência ao fogo dos elementos de compartimentação é avaliada pela integridade física que os elementos de vedação horizontal e vertical, que definem o espaço compartimentado, devem manter durante um tempo preestabelecido, para assegurar a fuga dos usuários em segurança.
Objetivo:
Separar o ambiente com elevado perigo de incêndio dos ambientes adjacentes e reduzir o risco de vida dos ocupantes de áreas circundantes ao local do foco do incêndio. Desses objetivos, duas características da compartimentação são sintetizadas: isolamento e estanqueidade.
Considera-se o corpo de prova satisfatório com isolante térmico, enquanto não houver, na face não exposta, aumento de temperatura média superior a 140ºC e, em qualquer termopar da mesma face, aumento superior a 180ºC (NBR 10636).
Considera estanque o corpo de prova que, durante o ensaio, não apresentar trincas ou aberturas suficientes para permitir a passagem, da face exposta ao fogo para a não exposta, de gases quentes ou chamas, revelados pela inflamação de um chumaço de algodão, conforme 5.5.2, ou de chamas com duração superior a 10 s (NBR 10636)
Características:
Conforme item 5.1.2 da IT.07 e item 6.1.5 da IT.05.
Soluções para parede corta-fogo em edificações contíguas:
• as paredes divisórias devem ser constituídas de alvenaria armada (freestanding fire
wall), empregando-se blocos de concreto e armadura. As barras de aço da armadura
devem estar alojadas nos furos dos blocos e ancoradas na fundação, em pontos
periódicos ao longo do perímetro; os furos com a armadura devem, posteriormente,
ser preenchidos por concreto;
• os edifícios devem ser separados por paredes duplas, isto é, cada edifício tem a sua
parede (fire wall); dessa forma, o eventual colapso da parede do edifício em chamas
não compromete a propagação do sinistro, nem a integridade estrutural do edifício
adjacente.
Estruturas para situação de incêndio:
Para determinar o tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) dos elementos, a NBR 14432:2000 permite utilizar diversos métodos: o método tabular, o qual apresenta o valor do TRRF em função da altura e tipo de ocupação do edifício, pressupondo um incêndio compartimentado; o método do tempo equivalente (COSTA & SILVA (2005), no qual a área compartimentada é um dos parâmetros importantes para a determinação do tempo
...