Fluxograma Horizontal
Monografias: Fluxograma Horizontal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: matildes • 27/4/2013 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 1.403 Visualizações
A ética e o administrador
Prof° Lauro
Ricardo Correia Mendonça
RA:
3° semestre
Administração
Turma: A
Prof° Lauro
A ética e o administrador
Sumário
Introdução..............................................................................04
O administrador e a ética.......................................................05
Conclusão .............................................................................06
Referência.............................................................................07
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho, sobre ética profissional do administrador, foi desenvolvido a partir de pesquisas e consultas em livros e em sites sobre o assunto em questão, com o objetivo de explanar a relação da ética com o profissional da administração bem como observar as leis que regulam o comportamento contido no Código de Ética Profissional do Administrador.
A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente, é o estudo da ação – práxis. Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” – como a ciência, ou a lógica – e do estudo sobre o “valor” – seja ele artístico, moral, ou científico – o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Aliás, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, moris, que significa “costume”, “maneira de se comportar regulada pelo uso”, e de moralis, morale, addjetivo referente ao que é “relativo aos costumes”. Ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de “costume”. Ou seja, esses conceitos se distinguem pelo fato de que, enquanto a Ética é princípio, permanente, universal, regra e teórica, a Moral são aspectos de condutas específicas, temporal, cultural, conduta da regra e prática.
Impulsionado pelo crescimento da filosofia fora da antiga Grécia o conceito de ethos se proliferou pelas diversas civilizações que mantiveram contato com sua cultura. A contribuição mais relevante se deu com os filósofos latinos. Em Roma o termo grego foi traduzido como “mor-morus” que também significava “costume mor” ou “costu No decorrer da história do pensamento a ética se tornou cada vez mais um assunto rico, complexo e abrangente. Com a expansão da filosofia, e em especial o pensamento sobre a ação, foi preciso distinguir os termos ética e moral. No século XX o filósofo espanhol Adolfo Sánches Vásquez cria uma famosa diferenciação entre os dois conceitos.
Para ele o termo moral se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação. Já o termo ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas numa família, empresa ou sociedade.me superior”. É dessa tradução latina que surge a palavra “moral” em português. Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é se inscrever numa disputa social pela definição legítima da boa conduta. Da conduta verdadeira e necessária. Avaliar a melhor maneira de agir pode ser visto de pontos de vista totalmente diversos. Marxistas, liberais, mulçumanos, psicanalistas, jornalistas e políticos agem e valoram as ações de maneira diferente. Porém todos eles lutam pela definição mais legitima de uma “boa ação” ou da “ação correta”.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional,
...