Competência
Resenha: Competência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/10/2014 • Resenha • 373 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Na escola americana, o conceito surge inicialmente como um conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes que justificam um desempenho diferenciado, com a finalidade de atender às demandas de um determinado cargo, segundo a realidade da empresa na qual está inserido. Já a escola francesa vai além da conceituação como qualificação, enxergando a competência como uma ação em tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade nas situações com as quais o profissional se depara, tendo em vista a realidade profissional mutável e complexa em que trabalha (FLEURY, 2002).
Ainda na escola francesa, Fleury traz o conceito de competência proposto por Le Boterf (1995 apud FLEURY, 2002, p. 55), que entende a competência mediante três eixos, formados pela pessoa, através de sua biografia e socialização, formação e experiências:
Segundo Le Boterf, competência é um saber agir responsável, como tal reconhecido pelos outros. Implica saber como mobilizar, integrar e transferir os conhecimentos, recursos e habilidades num contexto profissional determinado. (FLEURY, 2002, p. 55).
Por intermédio do trabalho de Le Boterf, Fleury (2002) – como integrante da escola brasileira – associa ao conceito de competências as expressões que contribuem para o entendimento do seu conceito. “Saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades, ter visão estratégica”, onde propõe um novo conceito de competência, como: “um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” (FLEURY, 2002, p. 55).
Contribuindo com o conceito de competência, ainda segundo Fleury, também na escola brasileira, é a noção de entrega, proposta por Dutra (2001 apud FLEURY, 2002), que identifica o que realmente o indivíduo entrega para a organização, agregando valor e sendo reconhecido por isso.
Outro aspecto importante que também pode ser encontrado em Le Boterf (2003) é o conceito de competência coletiva, quando faz menção à rede de competências – após listar o conjunto de saberes que formam a competência –, que é possível ser identificada quando a empresa consegue mobilizar e combinar as competências individuais, mediante uma “conjugação de competências”, dando origem a esta competência coletiva (LE BOTERF, 2003, p. 232).
Considerando estes conceitos, as competências são formadas tanto na educação formal como também desenvolvidas na experiência social e profissional.
...