Competências
Tese: Competências. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamy3991 • 28/9/2013 • Tese • 643 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
Definição
• O que é Competência?
• O que é Competência Técnica?
• O que é Competência Comportamental?
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e/ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas. Refere-se a ações e comportamentos identificados pelas lideranças como efetivas contribuições na implementação da mudança; estes comportamentos são necessários para um desempenho satisfatório ou excelente em qualquer desafio profissional.
Segundo Rogério Leme (2007 p.20) define: “ um agrupamento de conhecimentos, abilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.”
Para Chiavenato (2009 p.130): Competências individuais resultam de quatro aspectos, Conhecimento: É o saber, é incorporado por meio da aprendizagem. Habilidade: É saber fazer, o conhecimento precisa necessariamente ser aplicado, transformado em resultados concretos e devidamente rentabilizado por meio da ação. Julgamento: É o saber analisar, ponderar e julgar. Atitude: É o saber fazer.
O termo “competência” é bastante amplo e está associado à capacidade, aptidão, resolução, conhecimento; por isso, o conceito de competência não se identifica só com o conhecimento memorizado de termos, fatos e procedimentos básicos, mas é a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de processos que conduzam à pessoa a compreensão, interpretação e resolução de problemas, desenvolvendo a sua capacidade de pensamento e de atitudes favoráveis à aprendizagem.
A competência técnica tem como base o conhecimento adquirido na formação profissional. Em outras palavras, a competência técnica é própria daqueles cujo currículo (formação profissional) é adequado à função que exercem e que, de modo geral, são profissionais que revelam a preocupação em se manterem atualizados. As competências técnicas estão relacionadas à inteligência intelectual (QI), ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, etc.).
Segundo Rogério Leme (2007 p.20): competência técnica “É tudo o que o profissional precisa ter para desempenhar seu papel. São expressas pelo C e o H do CHA, o “Saber” e o “Saber Fazer”. “
Já as competências comportamentais dizem respeito à inteligência emocional (QE), ou seja, o nível de equilíbrio e adequação com o indivíduo interage com o meio em que está inserido. São exemplos de competências comportamentais habilidades como pro atividade, flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em resultados, ousadia, planejamento, administração do tempo, etc.
Para Chiavenato (2009 p.220): As competências comportamentais são conjuntos complexos de habilidades e aprendizado coletivo, o qual assegura a execução de atividades funcionais por meio
...